Carlos Augusto inaugura unidade modelo do PSF em Rio das Ostras

Posto de Saúde do Praia Âncora vai abrigar programa que atende os moradores em suas casas

O prefeito Carlos Augusto inaugurou no sábado, dia 16, o novo Posto de Saúde do Praia Âncora, em Rio das Ostras, uma unidade modelo do Programa Saúde da Família (PSF). Com a implantação do PSF, a rede municipal passa a oferecer um atendimento integral, com apoio dos agentes comunitários de saúde que fazem visitas periódicas às famílias.

– Estou muito feliz em entregar este posto de saúde à população e gostaria de anunciar que até o final deste mês a água chegará ao bairro e começaremos a asfaltar mais 25 ruas – adiantou Carlos Augusto.

O projeto do novo posto foi elaborado para oferecer um ambiente humanizado, confortável e moderno para os moradores. Com área total de 639 m2, o posto de saúde conta com três consultórios médicos e dois dentários, duas salas de curativos, sala de vacinação, de medicamentos e outra, multiuso. A sala de espera, para 30 pessoas, garante conforto à população. Existe ainda com um auditório para 32 pessoas. A unidade fica na Rua das Acácias, 615.

Centenas de moradores do bairro prestigiaram a inauguração e aprovaram a iniciativa do prefeito em começar a implantação do PSF pelo Praia Âncora. Luiz Fernando, morador do bairro há quase dois anos, se diz muito satisfeito com as intervenções feitas pela Prefeitura.

"Estou muito feliz em ter vindo para Rio das Ostras. O Praia Âncora tem recebido melhorias importantes e agora ainda tenho um posto de saúde novo e moderno ao lado da minha casa", declarou ao ser chamado ao palanque.

O PS do Praia Âncora reúne uma equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e serviços odontológicos, além dos agentes comunitários de saúde, que fazem visitas domiciliares aos moradores.

O secretário de saúde, Dr. Sérgio Manhães, ressaltou a importância da implantação do PSF de maneira responsável.

"O programa é uma visão moderna de saúde. Chegamos ao patamar de atendimento integral e humanizado como preconiza o Sistema Único de Saúde e podemos contar com toda a equipe. Isso é uma grande conquista", disse o secretário.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Ronaldo Fróes, do deputado federal Alexandre Santos, dos secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso, e dos vereadores Edílson Gomes, Robson Carlos, Cemir Jóia e Orlando Neto, autor da indicação para a construção do posto de saúde.

Saúde da Família – O Programa Saúde da Família em Rio das Ostras, nesta primeira fase, funciona em quatro postos, atendendo a cerca de 20 mil pessoas. As outras unidades serão os postos de Mar do Norte, Cantagalo e Rocha Leão. Nesses locais atuam médicos de família, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além de fisioterapeuta, assistente social e os agentes comunitários.

Os agentes desenvolvem ações educativas de prevenção de doenças e promoção da saúde. São importantes elos entre os profissionais de saúde e a população.

"O concurso para agentes de saúde em Rio das Ostras teve a participação importante do Conselho Municipal de Saúde em todas as etapas. Foram aprovados os candidatos com o perfil mais adequado para lidar com a população", ressaltou Sérgio Manhães.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.