Carlos Augusto defende melhorias para a saúde da região

Prefeito de Rio das Ostras esteve esta semana com prefeitos da Baixada Litorânea definindo proposta conjunta

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, e o secretário municipal de saúde, Sérgio Manhães, se reuniram na última terça-feira, 2 de fevereiro, com prefeitos e secretários de cidades vizinhas para elaborar uma proposta de solicitação de apoio do Governo do Estado na melhoria urgente do atendimento de emergência e UTI na região. Os municípios necessitam da ajuda do Estado, em especial no período de Carnaval e alta temporada, quando a demanda por serviços de saúde chega a triplicar.

O encontro é uma ação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea e aconteceu na sede da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. O consórcio foi criado em 2009, para fortalecer as redes municipais de Saúde.

"Em minha vivência em gestão publica pela primeira vez vejo uma ação conjunta dos prefeitos e secretários pelo bem da Saúde do povo da Região do Lagos. O Consórcio é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. Essa ação emergencial é um fato histórico", disse Carlos Augusto

Estavam presentes, além de Carlos Augusto, os prefeitos de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho, de Iguaba, Oscar Magalhães, de Saquarema, Franciane Motta, de Arraial do Cabo, Wanderson de Brito (Andinho), o vice-prefeito de Casimiro de Abreu, Heleno Ribeiro, além dos secretários de saúde dos municípios de Cabo frio, Araruama e Armação dos Búzios – cidades que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Mais vagas de UTI – Carlos Augusto defendeu a disponibilidade de mais vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para os pacientes da região. Os municípios esperam conseguir pelo menos três vezes mais leitos para pacientes graves nas unidades estaduais. Dentre outras propostas, os prefeitos vão solicitar prioridade dos órgãos estaduais no atendimento de emergência, com apoio do Corpo de Bombeiros, além da cessão de ambulâncias e equipamentos no período de Carnaval e alta temporada.

“O Consócio é a saída para melhorarmos a saúde da nossa região. Nos reunimos, hoje, para tratarmos de nossa primeira ação, que será para o Carnaval. Vamos, juntos, solicitar auxilio do Governo Estadual, já que nesta época nossa região recebe mais de 3 milhões de pessoas”, conta o presidente do Consórcio, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho.

Consórcio Intermunicipal – Para fortalecer a região e conseguir melhorias para o sistema de saúde local, as cidades criaram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea. O Consórcio vai organizar o fluxo de atendimento, de acordo com as características e potencial de cada município na área de Saúde. A iniciativa tem base em planos de metas, a partir das estimativas de atendimentos e serviços. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 800 mil pessoas.

 

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.