Carlos Augusto busca parceria para incentivar consumo consciente de água em Rio das Ostras

Atento a necessidade do uso racional da água, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, esteve nesta segunda-feira, dia 29, em Uberlândia (MG) para conhecer o projeto "Água Cidadã", desenvolvido nas escolas locais pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Durante a visita – que contou com a participação da secretária de Educação, Maria Lina Paixão e da coordenadora pedagógica, Márcia Corrêa – Carlos Augusto foi recepcionado pelo prefeito Odelmo Leão.

–  Precisamos despertar nas pessoas a consciência de que a água é um bem finito e que precisa ser utilizada com responsabilidade. Nesse processo, as crianças e os jovens podem ser grandes aliados – explicou o prefeito.

Carlos Augusto esteve no Dmae e na Escola Estadual Sete de Setembro, onde se interou sobre a proposta desenvolvida com sucesso pela instituição desde 2003.

– Conseguimos mobilizar nossos alunos e, com isso, reduzimos significativamente o consumo de água em nossa escola e nas casas desses estudantes – comentou vice-diretora da instituição, Neuza das Chagas, lembrando que em 2004 a escola ficou com o primeiro lugar no concurso Prêmio Água Cidadã, desenvolvido pelo Dmae.

Segundo Neuza, a proposta foi trabalhada em sala de aula de forma interdisciplinar. O primeiro passo foi fazer uma avaliação do sistema hidráulico da escola, providenciar consertos, e na seqüência criar medidas de economia de água.

– Todo processo foi acompanhado por meio de gráficos por nossos alunos que puderam constatar os resultados positivos desse trabalho – comentou a diretora do Sete de Setembro, Marília Barbosa, ressaltando que a escola conseguiu reduzir a conta de água de R$ 800 para R$ 40 nos últimos anos.

ENTREVISTA – Na visita, Carlos Augusto foi entrevistado pela imprensa local e pela rádio Água Viva, monitorada pelos alunos da Sete de Setembro. O prefeito falou sobre as propostas desenvolvidas em Rio das Ostras na área da educação e preservação ambiental, inovadoras na região da Costa do Sol.

– Nosso município está aberto a novas propostas que visam contribuir para o desenvolvimento local e para a qualidade de vida de todos – concluiu o prefeito.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.