Campanha de Educação no trânsito mobiliza população

Guardas municipais e estudantes farão ações conjuntas de orientação até o próximo sábado, 25 de setembro

Rio das Ostras se antecipou e lançou hoje, dia 17, as atividades da Semana Nacional de Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro. Quem passou pela Praça José Pereira Câmara, no Centro, no primeiro momento se assustou, mas logo entendeu o cenário organizado pela Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano para chamar a atenção sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito para preservar a vida. Expor carros destruídos, simulando a existência de vítimas, foi a maneira que a Secretaria encontrou para alertar motoristas, pedestres e ciclistas sobre as principais infrações cometidas no município e as conseqüências delas. Além disso, estudantes da Rede Municipal panfletaram juntos com os guardas folhetos educativos sobre as normas no trânsito.

Ao som da banda “Carlos Alberto Abel Reis” e da presença de integrantes de motoclubes de Rio das Ostras, a campanha educativa foi lançada em parceria com as Secretarias de Educação e Comunicação Social com objetivo de sensibilizar, como multiplicadores da ideia, principalmente, o público infanto-juvenil. As peças publicitárias, elaboradas pelo Departamento de Marketing da Prefeitura, utilizam uma linguagem de jogos eletrônicos, com o slogan "Não faça da sua vida um jogo". “De forma simples e direta é possível fazer toda a população refletir sobre atos de infração”, justifica a publicitária Carolina Oliveira.

O superintendente de Engenharia e Tráfego, Robson Santos, informa que ao longo de toda a semana, guardas municipais e dezenas de estudantes da Rede Pública estarão nos sinais de trânsito e nas ruas para chamar a atenção sobre a campanha e alertar as pessoas sobre a importância de se respeitar as leis.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, em Rio das Ostras o trabalho de educação no trânsito é permanente. “Vamos continuar fazendo campanhas direcionadas às crianças e aos jovens, pois é na escola que se aprende e se consolidam os valores que irão refletir nas gerações futuras”, disse.  

A diretora da Escola Municipal América Abdalla, Veny Rabelo, ressaltou que conscientizar e estimular a multiplicação de boas práticas é papel do educador. “Educação no trânsito é um ato muito sério e fundamental para formar as presentes e futuras gerações”, declarou.

A estudante Maria Luíza, de 12 anos, acredita que a educação também tem que vir de casa. “Muitas vezes os pais não acreditam que algo de ruim possa acontecer com os filhos e acabam não dando importância às devidas orientações a respeito de educação no trânsito. Acredito que desde pequeno os filhos devam receber informações sobre as leis de trânsito porque eles serão os maiores divulgadores do que aprendem”, finalizou.

A Secretaria de Comunicação Social sinalizou todo o município com as peças publicitárias de Educação no Trânsito para chamar a atenção e conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas para que respeitem a sinalização e preservem a vida.  

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.