Caminhada nesta sexta celebra Outubro Rosa em Rio das Ostras

Movimento pela prevenção do câncer de mama vem mobilizando população e servidores do Município

Uma caminhada vai mobilizar Rio das Ostras nesta sexta-feira, 25, fechando a série de eventos do Outubro Rosa na cidade. A concentração será às 8h30, na Praça José Pereira Câmara, e o grupo segue até a Praça São Pedro, no Centro. Os participantes vão receber material informativo sobre prevenção ao câncer de mama e a outras doenças. Também haverá atividades físicas, como aulas de alongamento.
Rio das Ostras se uniu ao movimento internacional pela prevenção ao câncer de mama e, além da tradicional iluminação de pontos importantes do Município com a cor rosa, programou várias atividades de saúde neste mês. No último sábado, 19, centenas de mulheres participaram do “Dia D” do Outubro Rosa, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque. Cerca de 80 delas realizaram o exame de mamografia e mais de trezentas agendaram seus exames para o próximo mês. Durante todo o dia, as pacientes recebiam orientações de médicos e enfermeiros, por meio de palestras, sobre cuidados com a saúde. Testes rápidos de Aids e Sífilis também foram realizados. A programação contou até com uma apresentação musical.
OUTUBRO ROSA – O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. A cor rosa simboliza esse alerta às mulheres para que façam o exame de toque e, a partir dos 40 anos, a mamografia, pois os riscos aumentam conforme a idade.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.