Beneficiários do Bolsa-Família devem se apressar para atualizar dados
Está terminando o prazo para as famílias comparecerem aos postos de saúde de Rio das Ostras, para garantir o benefício
Os beneficiários do Programa Bolsa-Família cadastrados por Rio das Ostras devem ficar atentos. Termina em 10 de dezembro o prazo para a comprovação dos requisitos básicos de Saúde exigidos pelo Governo Federal, como Pré-natal das gestantes e acompanhamento de saúde e vacinação dos filhos. As famílias beneficiadas que ainda não comprovaram seus dados devem buscar os postos de saúde o mais rápido possível. Quem não comparecer corre o risco de perder o auxílio.
Os participantes do programa devem levar seus filhos aos postos de saúde para verificação de peso e altura, munidos dos cartões de vacinação. As gestantes devem levar seus cartões de acompanhamento do pré-natal. Os beneficiários também precisam levar o cartão do Bolsa-Família.
Ao ingressar no Bolsa-Família, a família se compromete a manter suas crianças e adolescentes em idade escolar freqüentando a escola e a cumprir os cuidados básicos de saúde, como o calendário de vacinação, para as crianças entre 0 e 6 anos, e a agenda pré e pós-natal para as gestantes e mães em período de amamentação. Meninas de 10 a 14 anos devem também comparecer aos postos de saúde para pesar e medir.
Cadastro – Importante lembrar que somente as famílias que se cadastraram em Rio das Ostras fazem parte da listagem do Ministério da Saúde. As pessoas que ingressaram no Programa por outro município, mesmo que residentes aqui, devem primeiro fazer a transferência do cadastro na Secretaria de Bem Estar Social.
Mais informações podem ser obtidas no telefone 2764-5675, do departamento de Programas de Saúde, ou nas unidades de saúde do município. O Programa Bolsa-Família também tem um telefone de discagem gratuita para esclarecimentos: 0800 707 2003.