Ações ambientais de Rio das Ostras são destaque
Ações ambientais de Rio das Ostras são destaque em Feira de Responsabilidade Social
Secretaria de Meio Ambiente foi reconhecida por suas ações de gerenciamento de resíduos
Alinhada aos temas Responsabilidade Social e Sustentabilidade, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio das Ostras participa da III Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, de 19 a 21 de maio, em Macaé. Rio das Ostras se destacou por seus projetos de gerenciamento de resíduos, como reciclagem e reaproveitamento de materiais, além da Educação Ambiental. A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do município, Claudia Correa, também foi convidada a apresentar uma palestra nesta sexta-feira, 21, às 19h.
“O convite para participar deste evento mostra o reconhecimento do nosso trabalho sério no gerenciamento de resíduos e na educação ambiental. Mais uma vez Rio das Ostras se destaca como exemplo em gestão ambiental”, disse o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida.
Clécia Almeida, coordenadora de uma ONG ambiental de Campos, elogiou as ações de Rio das Ostras.
“É fantástico o cuidado que Rio das Ostras tem com o lixo. Acho fundamental que o desenvolvimento de uma cidade leve em consideração também o cuidado com o meio ambiente. Acredito que existe um caminho. O exemplo de Rio das Ostras é mais um passo para o desenvolvimento sustentável”, disse Clécia, que quer levar o projeto de produção de compostagem para seu município.
Centenas de pessoas estiveram no estande montado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, onde foram apresentados os projetos de coleta e reciclagem de pneus, a usina de trituração de galhadas para produção de adubo orgânico, as hortas orgânicas mantidas nas escolas, Bosque de Neutralização de Carbono, entre outros. Os visitantes se interessaram especialmente pela implantação e ampliação do aterro sanitário de Rio das Ostras, um dos seis com licença ambiental para operação no Estado. No aterro ainda está sendo construída uma usina de reciclagem de entulho. O entulho é recolhido gratuitamente pela Prefeitura
Educação Ambiental – O trabalho do Núcleo de Educação Ambiental foi apresentado como um diferencial de Rio das Ostras. O setor une técnicos das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, com a missão de promover a participação cidadã. Foi criado em 2005 e tem o objetivo de orientar, apoiar , incentivar e implementar projetos socioambientais em parceria com escolas, comunidades, ONGs, Universidades, empresas, e outros.
Atualmente o Núcleo de Educação Ambiental desenvolve diversas ações e projetos por meio de oficinas, cursos, expedições ambientais, encontros ecopedagógicos, fóruns, exposições, conferências e eventos.
Feira – A III Feira Cultural de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos tem por objetivo divulgar conceitos, metodologias e estimular ações de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade nos municípios da área de influencia da Bacia de Campos.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social