Artesãos participam de Fórum Estadual

Cerca de 150 artesãos, de 21 municípios, se reuniram em Rio das Ostras no dia 22 de setembro para o II Fórum Estadual das Associações, Cooperativas, Sindicatos e Entidades Organizadas de Artesãos do Estado do Rio de Janeiro.

O evento, realizado na Câmara Municipal, foi promovido pela Comissão Nacional de Artesãos, com o apoio da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras.

Durante o Fórum, que teve os trabalhos coordenados pelas artesãs Margareth Azevedo da Silva e Neli Barbosa, da Comissão Nacional, os principais temas discutidos foram a regulamentação da profissão de artesão e a criação de sindicatos intermunicipais da categoria.

A regulamentação da profissão de artesão está prevista no Projeto de Lei Federal 3.926/2004, que está em tramitação no Congresso Nacional.

A abertura do evento foi realizada pela secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, que destacou a importância dos trabalhos de artesanato para a geração de renda para as famílias.

Ao final do Fórum, os artesãos aprovaram uma carta com propostas para a regulamentação da profissão que será entregue ao Ministério do Trabalho. Também foi aprovada a Carta de Intenções dos Artesãos do Estado do Rio de Janeiro que propõe a criação de um Conselho de Ética da profissão, do Fundo Nacional para o Fomento do Artesão, do Museu Nacional dos Artesãos, da Confederação Nacional dos Artesãos, de uma Previdência Social e de empréstimos diferenciados para a categoria, entre outras propostas.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.