Arte estimula a aprendizagem em escola

 Arte estimula a aprendizagem em escola municipal de Rio das Ostras

Trinta oito alunos aprenderam técnicas de pintura, desenho e colagem

Desenvolver a sensibilidade e as habilidades artísticas como forma de incentivar a aprendizagem e resgatar a auto-estima. Com esse objetivo, o projeto “Chiquinho no Mundo da Arte”, da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, em Rio das Ostras, está envolvendo 38 alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizando diferentes técnicas, os estudantes trabalharam em conjunto e o resultado pôde ser conferido na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, na unidade de ensino.

Depois de realizarem um curso de Artes voltado para o desenvolvimento escolar na Casa da Educação, as professoras Alessandra Salemi e Renata Gomes decidiram levar o que aprenderam para a sala de aula. Três vezes por semana, as turmas em que as duas lecionam se reúnem para fazer trabalhos de desenho, pintura e colagem.

Parece uma divertida brincadeira, mas as crianças levam a iniciativa a sério. “Dizem que desenho bem e acho muito legais as aulas”, afirma Brayan Miranda, de 6 anos. “O que mais gostei foi de colocar os pés na tinta para pintar o papel”, conta João Guilherme Azevedo, de 7 anos, mostrando um colorido painel pendurado na parede.

         “Os alunos tiveram um desenvolvimento muito grande. Alguns não sabiam ler e escrever e, em dois meses de atividades, foram alfabetizados”, enfatiza a professora Renata, que leciona em uma turma multisseriada. “Com as aulas de artes procuramos integrar os conteúdos apresentados em sala de forma lúdica, estimulando o trabalho em grupo e a aprendizagem”, completa Renata.

         Segundo a diretora da escola, Stela Sardella, a iniciativa faz parte de um projeto maior de estímulo à aprendizagem denominado “Acelera, Chiquinho”. “Os alunos que participam das aulas de artes desenvolveram a concentração, se sentiram importantes e valorizados, melhorando o desempenho nas disciplinas”, explica Stela.

Técnicas e artistas – Entre as técnicas trabalhadas durante as aulas de artes estão pintura, colagem, desenhos livres com materiais como guache, carvão, lápis cera e HB. No primeiro semestre, as professoras apresentaram aos alunos obras de Tarsila do Amaral (O Abaporu), Cândido Portinari (Meninos soltando pipas) e Franz Marc (A vaca amarela).

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.