Alunos surdos de Rio das Ostras fazem curso de ciência experimental
Projeto desenvolvido pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ será ministrado por cientistas surdos
Rio das Ostras, em parceria com o Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está realizando o curso “Ciência Experimental de Curta Duração para Surdos”. Durante quatro dias, de 10 a 13 de setembro, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, cerca de 20 alunos surdos da cidade vão aprender sobre “Digestão dos Alimentos e Nutrientes”. Durante a realização do curso, haverá tradução simultânea em Libras – Língua Brasileira de Sinais.
O curso integra o Projeto Surdos, que tem como objetivo aproximar o deficiente auditivo da ciência e tecnologia. Por meio do projeto, constatou-se a quase inexistência de vocábulos científicos representados na língua de sinais, motivando a criação do Glossário de termos científicos em Libras. O curso é ministrado por cientistas surdos formados por meio do projeto e que trabalham diretamente no Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ.
Iniciado em 2005, por meio de uma parceria do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e do Instituto Nacional de Educação de Surdos(INES), o projeto tem possibilitado a formação de cientistas surdos. Idealizadora do projeto e responsável por sua coordenação geral, a cientista Vivian Rumjanek é graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica, pela Uerj, tem mestrado e doutorado pela University of London.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo