Alunos debatem coleta seletiva de lixo em Rio das Ostras

A produção excessiva de lixo se tornou uma preocupação mundial nas últimas décadas devido aos impactos ambientais. Em Rio das Ostras, a Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, desenvolve atividades de conscientização junto a estudantes da rede municipal de ensino.

Nesta terça, dia 26 de setembro,  215 alunos da Escola Estadual Municipalizada Dom Bosco, no bairro Operário, assistiram a uma palestra sobre Coleta Seletiva.

A palestra, ministrada para alunos do segundo ao quinto ano da Unidade, foi ministrada pela coordenadora do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro), Uellen Bilro. “O encontro visa despertar na população o hábito colaborativo da coleta seletiva e, consequentemente, a diminuição da produção de lixo. Reciclar é mais do que uma rotina, é saber educar seu lixo. Hoje temos no bairro Mariléa um projeto piloto de coleta seletiva de lixo”, ressaltou.

Durante o encontro, a coordenadora do Cedro anunciou que a Escola irá se transformar em um posto de coleta de óleo de cozinha. “No lugar de descartar esse óleo de forma inadequada, os alunos devem trazê-lo para a unidade. Esta iniciativa é um circuito, onde os estudantes passam pela palestra sobre coleta seletiva, depois conhecem o Aterro Sanitário, a Estação de Tratamento de Esgoto e o Cedro”, explicou.

MULTIPLICADORES DE INFORMAÇÃO – Segundo Maria de Fátima Leite Antunes, diretora da Escola, além da palestra os estudantes da Unidade, as visitas ao Aterro Sanitário e à Estação de Tratamento de Esgoto do Município são enriquecedoras.

“Quanto mais cedo trabalharmos a questão ambiental junto aos nossos estudantes, melhores serão os resultados. As crianças se tornam multiplicadores de informações junto aos adultos”, destacou.

COLETA SELETIVA – A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado de forma correta deixa de ser lixo.

 

FONTE: ASCOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.