Alunos de Rio das Ostras são premiados na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação

Alunos de Rio das Ostras são premiados na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação

Rio das Ostras se destacou na 16ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro – Fecti, realizada nos dias 26 e 27 de novembro. Trabalhos desenvolvidos por alunos e professores orientadores das Escolas Municipais Nilton Balthazar e Fazendas Reunidas Atlântica ficaram na primeira e na segunda colocação da categoria ‘Ciências no Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos’. Agora, os trabalhos participam da Mostra Virtual da Fecti (https://fecti.cecierj.edu.br/mostra) até  4 de dezembro e os projetos preferidos pelo público em geral podem ganhar outros prêmios

Os trabalhos selecionados foram “Coleta de dados e reflexão sobre uso da bicicleta em uma escola riostrense”, dos alunos Gabriel Mena Fernandes, Miguel da Costa Gomes, Samuel Nascimento Alves e coordenação da professora Andreia Carolina Aguiar de Souza, da Escola Nilton Balthazar; e “Painel termossolar: uma maneira de reutilizar materiais descartáveis”, dos alunos Glauter Carvalho Vaneli, Natalya Barcelos Muniz Alves, Rebeka Benniki Oliveira da Silva Sandre sob a coordenação da professora Ana Caroline da Silveira Dias, da Fazendas Reunidas Atlântica.

O ‘Prêmio Divulgação Científica’ ficou com o trabalho “Autocuidado – Como a tecnologia pode nos ajudar?”, das alunas Lavínia Viegas Rocha, Letícia Sodré Santana, Isabelli Bessa da Rocha e dos coordenadores professores Claudia Alves Corrêa Zanellus e Luivan Chaves do Nascimento, da Nilton Balthazar.

Nesta 16ª edição da Fecti, 114 projetos foram apresentados por estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico de Instituições de Ensino do Estado do Rio. Ao todo, mais de 300 alunos e 160 professores orientadores, de 70 escolas pertencentes a 27 municípios fluminenses, expuseram seus trabalhos e concorreram à premiação.

De acordo com a coordenadora da secretaria municipal de Educação, Laureliane Sales, os trabalhos expostos na Fecti são os primeiros colocados na Feira Eco-Ostras de 2022, que ocorreu em outubro no Núcleo de Gestão Pedagógica – Nugepe e reuniu dezenas de iniciativas feitas por alunos e professores da Rede Municipal de Ensino.

“Todos três projetos selecionados na Feira Eco-Ostras 2022 foram premiados na Fecti. Ao todo, nove alunos e quatro professores orientadores estiveram envolvidos diretamente na confecção dos trabalhos.  Além deles, direção escolar, duas mães de alunos e professores coorientadores se empenharam para participar e estar presentes”, destacou.

Para Natália Coqueiro, professora de Ciências da Rede Municipal e coordenadora da Feira Eco-Ostras, é muito importante ressaltar o impacto de um reconhecimento na Fecti, Feira Estadual que congrega centenas dos melhores trabalhos da Rede Pública e Privada do Estado do Rio de Janeiro.

“É uma Feira que tem um alto grau de exigência nas inscrições dos trabalhos participantes. Os professores escrevem junto com os alunos um artigo científico que quando não está à altura, retorna para correção. É uma Feira que envia trabalhos selecionados para a Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia – Febrace e esta, por sua vez, seleciona trabalhos para uma Feira no exterior”, descreveu.

PREMIAÇÃO – Os projetos selecionados foram avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a Instituições de Ensino e Pesquisa e Museus de Ciência.  Os alunos e professores que participaram da Fecti concorreram a premiações como troféus e medalhas e disputam ainda a indicações para Feiras de Ciências como a Febrace 2023, organizada pela Universidade de São Paulo – USP, a FenaDante, do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, Ciência Jovem, iniciativa do Espaço da Ciência de Olinda – PE e a Mostratec, realizada pela Fundação Liberato – Novo Hamburgo – RS.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.