Alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Etapa regional acontece neste sábado, 6, no Polo da UFF

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e do Scratch in Practice acontece neste sábado, 6, de 8h às 17 horas, no Polo de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. A Rede Municipal será representada por alunos das escolas Nilton Balthazar, Professora América Abdalla, Professora Rosângela Duarte Faria, Dom Bento e João Bento Duarte Neto.

Além de Rio das Ostras, participam equipes de Campos, Macaé, Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Cabo Frio e Rio Bonito. Cada grupo será composto por até quatro integrantes, incluindo o professor técnico. Equipes selecionadas nessa etapa participam da fase nacional.

Durante a competição, os estudantes vão simular o resgate de vítimas em ambiente hostil a partir de uma solução robótica que salva vidas. O robô deve ser autônomo e percorrer a arena passando por redutores e desviando de obstáculos, reconhecendo as vítimas após uma ladeira que exige tração.

Cada etapa da arena e ação robótica possui uma pontuação diferenciada. Antes de colocar o robô para rodada, as equipes reconhecem o espaço e podem calibrar suas soluções. Os juízes são professores e alunos universitários parceiros e voluntários.

Oficinas de programação Scratch in Practice estarão abertas à comunidade, de 10 às 16h, com ideias criativas. A programação do Scratch inclui atividades desplugadas para os menores e desafio conectado com a temática 7 das ODSs (Energia Limpa e Acessível) para os maiores.

OBR – O evento utiliza-se da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.