Alunos da rede estadual fazem curso de educação ambiental

Alunos da rede estadual fazem curso de educação ambiental na Sala Ecológica

Espaço em área preservada da Mata Atlântica foi inaugurado há um mês em Rio das Ostras

O Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras promoveu oficinas para os alunos do curso de formação de professores da Escola Estadual Jacintho Xavier Martins ao longo do mês de junho. Como culminância das atividades foi realizada na segunda-feira, dia 29, a oficina de Senso-Percepção Ambiental na Sala Ecológica, espaço inaugurado há um mês ao ar livre, em área preservada de Mata Atlântica na Fazenda Parque dos Animais.

“Nesse espaço os futuros professores puderam observar espécies da flora, solo e toda a biodiversidade da Mata Atlântica. Ao mesmo tempo, puderam exercitar diferentes olhares sobre a natureza e aprender técnicas e dinâmicas para trabalhar a educação ambiental em sala de aula”, explicou Cláudia Corrêa, coordenadora do núcleo, uma parceria das secretarias de Meio Ambiente e de Educação.

A oficina reuniu um grupo de 34 alunos que participou de diferentes dinâmicas, entre essas um exercício de observação em dupla no qual um dos integrantes, de olhos vendados, era conduzido por outro para perceber a natureza pelo tato. A estudante Henriette Russo Luiz, de 18 anos, acredita que o aprendizado será importante no exercício do magistério.

“Acho importante sair da sala de aula e aprender observando a natureza. Assim o aprendizado se torna mais dinâmico e participativo”, afirma Henriette.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.