Alunos aprendem sobre produção e uso consciente da energia

Caminhão com maquete e vídeos pode ser visitado por moradores

Estudantes e moradores de Rio das Ostras podem visitar até esta sexta-feira, dia 29, o caminhão do projeto Consciência Ampla sobre Rodas, que tem o objetivo de alertar sobre a necessidade de economizar energia elétrica. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa consiste em mostra de maquetes e vídeos sobre produção e utilização responsável de eletricidade. A carreta está estacionada ao lado da Escola Inayá Moraes D’Couto, no Loteamento Vilage, e pode ser visitada das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

Os alunos que já visitaram o caminhão aprenderam sobre a importância do consumo consciente. “Agora vou desligar a luz quando sair do meu quarto”, afirma Letícia Maia, de 7 anos, aluna do 2º ano da Escola Municipal Fazendas Reunidas Atlântica. “Não podemos ficar abrindo a geladeira toda a hora”, completa a sua colega de turma Gabriela Lattanzi, de 6 anos.

Um grupo de 48 alunos de quatro escolas municipais – Inayá Moraes D’Couto, Fazendas Reunidas Atlântica, Padre José Dílson Dórea e Simar Machado Sodré – participou de curso sobre consumo consciente. Um dos beneficiados com as aulas foi Hudson Ribeiro, de 12 anos, que cursa o 7º ano no Inayá Moraes.

“Eu não sabia como era produzida a energia e no curso, além de aprender isso, descobri sobre a importância de economizar. Eu chegava em casa e ia acendendo as luzes, mas esquecia de desligar. Agora vou desligar sempre”, garante Hudson.

Concurso – Todos os visitantes que levam a última conta de luz residencial quitada podem participar do concurso cultural que vai escolher as 120 melhores frases sobre o tema “O que você faz para deixar o Planeta Feliz?”. Os selecionados poderão trocar seis lâmpadas incandescentes de sua residência pelas econômicas, sendo que o prêmio para as quatro melhores frases são geladeiras com o selo Procel.

O consumo dessas residências será acompanhado durante seis meses pelo agente comunitário eleito entre os participantes do curso oferecido que será oferecido pela Ampla a 10 jovens entre 18 e 25 anos das comunidades Praia Âncora e Vilage. Esse agente vai receber uma ajuda de custo mensal de R$ 200.

Na sexta-feira, dia 29, às 17h, será realizada a entrega dos prêmios aos selecionados no concurso cultural de frases. Durante esse momento haverá apresentações de dança e coral das unidades municipais de ensino.

Projeto de ação social da Ampla, a carreta está visitando várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. O caminhão conta com dois ambientes: uma sala de vídeo e uma sala com maquete educativa.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.