Agentes Sociais colhem informações sobre as famílias de Rio das Ostras

Grupo faz visitas domiciliares, auxiliando o trabalho das assistentes sociais do município

Para identificar as necessidades dos moradores das mais diversas localidades do município, a Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras conta com o auxílio dos Agentes Sociais. Uma equipe de 35 pessoas percorre toda a cidade fazendo visitas domiciliares para coletar informações sobre as famílias.
O trabalho é desenvolvido há quase um ano, por meio de um convênio com a Fundação de Apoio ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Fun-Cefet-RJ) , que treinou os agentes, selecionados entre pessoas da comunidade que já faziam algum tipo de serviço social. Durante o treinamento, foram apresentados os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Bem-Estar Social e realizadas orientações sobre como proceder em cada caso durante seu trabalho.

Entre as atividades dos Agentes Sociais, está o levantamento de dados das famílias para que sejam encaminhados para os projetos da Secretaria de Bem-Estar Social, caso se encaixem no público-alvo de algum programa. O cadastramento e recadastramento de beneficiados pelo Bolsa Família também são serviços realizados pela equipe, entre outras ações.

– As assistentes sociais orientam os agentes para que sejam colhidas as informações necessárias. Desta forma, as assistentes podem focar seu trabalho em outras atividades – explica a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.