Rio das Ostras une qualificação e acesso ao mercado para garantir empregos
Também presente à cerimônia, as secretárias de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, e de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, falaram sobre a parceria entre os serviços do município em prol do emprego.
O Banco de Empregos, da Secretaria de Bem-Estar Social, cadastra moradores e, conforme o perfil profissional, encaminha-os para as empresas. Para aumentar as chances de contratação, parte das vagas nos cursos de qualificação é destinada aos inscritos no Banco de Empregos.
De outro lado, todos os alunos que participam dos cursos do Programa de Qualificação Profissional, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, têm prioridade no encaminhamento para as empresas contratantes. Só neste primeiro semestre, o Programa oferece mais de 1650 vagas em diversas áreas, como soldagem, calderaria, secretariado, vendas, operador de guindaste, entre várias outras.
Diploma na mão – Na formatura do curso de ajudante de cozinha marítima, os alunos não escondiam a alegria diante da possibilidade real da conquista do emprego.
"Tenho esperança de que essa qualificação vai me abrir muitas portas. A competência eu tenho, só me faltava essa oportunidade", disse satisfeita a aluna Tânia Belinha.
O curso de ajudante de cozinha marítima qualifica profissionais a atuar especialmente no ramo off-shore, nas plataformas de petróleo, embora também possam trabalhar em hotéis e pousadas.
Novas oportunidades – O Banco de Empregos também oferece cursos em parcerias com outras entidades. Em 2006, foram realizados 41 cursos, beneficiando mais de mil pessoas. Além disso, o Centro Municipal de Inclusão Digital promove cursos gratuitos de informática para a população, em 2007 já foram 311 qualificados.
FONTE: SECOM – PMRO.