Dorival Caymmi é homenageado em Feira Literária realizada em Rio das Ostras
Diferentes atrações culturais foram reunidas no evento que aconteceu nesta terça, 16, no Colégio Municipal Professora América Abdalla
Literatura de cordel, xilogravuras, fotografias, apresentações musicais, esquetes teatrais, exibição de filmes. A II Feira Literária do Colégio Municipal Professora América Abdalla, realizada nesta terça-feira, 16, foi uma verdadeira mostra cultural com diferentes atrações. O grande homenageado do evento foi Dorival Caymmi, que morou em Rio das Ostras e este ano completaria o seu centenário.
Todos os 1,2 mil alunos da unidade de ensino participaram da Feira, que ocupou os três andares do prédio. O professor de Língua Portuguesa Carlos André Souza, um dos organizadores do evento, enfatizou a participação dos estudantes. “A mostra é uma excelente oportunidade de motivar e integrar os alunos, além de poder aproximá-los mais da vida e obra de Dorival Caymmi”, contou.
Uma das salas temáticas, em homenagem a Monteiro Lobato, foi organizada pelos alunos do Colégio Municipal João Bento Duarte, que fez participação especial na Feira. Já a sala de informática foi transformada em espaço de exibição de clássicos do cinema mudo como “O Gordo e o Magro”, “Tempos Modernos” e “Nosferatus”. Durante o evento também foi escolhida a “Melhor Carmem Miranda”, como forma de homenagear a cantora que despontou para a fama ao gravar “O que é que a baiana tem?”, composição de Caymmi.
A Fundação Rio das Ostras de Cultura marcou presença levando parte da exposição em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi que ocupou a Casa de Cultura Bento Costa Júnior em abril. A Casa de Leitura Casimiro de Abreu, Ponto de Leitura que funciona na Casa da Cultura, também foi representada com a mostra “O Mundo Mágico de Dorival Caymmi”, reunindo fotos, quadros, trechos de música e histórias da presença do compositar na Cidade.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo