Incêndio em Itapebussus, Rio das Ostras, já devastou 20 mil m2 de área de preservação
Os Bombeiros continuam neste domingo, dia 16, tentando combater o incêndio em Itapebussus, Rio das Ostras, com apoio das equipes e maquinário da Prefeitura.
O local é uma Unidade de Conservação e abriga espécies de fauna e flora em extinção. O fogo, que começou por volta das 19h de ontem, se espalhou por conta dos fortes ventos e do calor. Cerca de 20 mil m2 da área de preservação já foram devastados. Os esforços se concentraram nos focos de maior intensidade para evitar que as chamas atingissem as áreas de mata mais alta. Além dos equipamentos dos Bombeiros, a Prefeitura cedeu mais dois caminhões-pipa e uma retroescavadeira para isolar áreas em chamas. No fim da tarde, os bombeiros receberam reforços de mais homens e um helicóptero para ajudar no combate às chamas. Boa parte do incêndio já foi contida, mas ainda existem focos.
O prefeito Sabino está acompanhando de perto o trabalho das equipes, ao lado dos secretários municipais do Ambiente, Nivaldo Talon, e de Segurança Pública, Paulo César Viana. Neste fim de tarde, o Comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Macaé, Ten. Cel. Jorge Alberto Vicenzi, também esteve em vistoria no local.
A Prefeitura pede à população que não se aproxime da área, que inclui a Praia de Itapebussus, por conta do risco de contato com fogo e a fumaça. As causas do incêndio estão sendo apuradas. A Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) de Itapebussus é de suma importância para a preservação dos ecossistemas da região.
“Estamos unindo esforços, Prefeitura e Corpo de Bombeiros, para apagar as chamas. O vento forte e o clima seco e muito quente ajudaram a propagar o incêndio. O cenário é muito triste, principalmente porque Itapebussus é uma área que precisa ser preservada, com vegetação de restinga, nativa da nossa região, e habitat de animais em extinção. Vamos fazer tudo o que tiver ao nosso alcance para conter essa queimada”, disse o prefeito Sabino durante os trabalhos.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social