Abertura de prova internacional de ciclismo em Rio das Ostras bate recorde de inscritos

Quase 250 atletas, de várias cidades, largaram neste domingo,16, para a primeira prova do Audax Rio 2014

Rio das Ostras é mesmo a cidade das bikes. Neste domingo, 16, o Município recebeu atletas de várias cidades para a primeira etapa do Audax Rio 2014, evento internacional de ciclismo. Este ano, o circuito bateu novo recorde de inscritos na primeira etapa, superando as expectativas da organização. Foram 247 ciclistas participantes, que percorreram provas de 60km, 100km e 200km. No percurso maior, os atletas seguiram até Quissamã e retornaram a Rio das Ostras. Rio das Ostras ainda promoverá outras três etapas do Audax Rio; a próxima, de 300 km, acontece dia 2 de agosto.
Representando o secretário de Esporte e Lazer do Município, o subsecretário Raphael Thuin saudou os ciclistas e reforçou a importância do Audax dentro do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, que tem a função de estimular a prática do ciclismo no município e fixar Rio das Ostras como pólo de competições importantes da modalidade.
“Estamos promovendo oportunidades de esporte abertas a todos e incluindo também as pessoas com deficiência. Estamos fazendo história”, disse Thuin.
Por sua importância, o Audax, que há cinco edições acontece em Rio das Ostras, contribui para fortalecer a cidade no cenário do ciclismo nacional e internacional. O evento também se alinha à proposta do Projeto do Município já que não tem caráter competitivo e estimula a superação dos limites do atleta.
A largada da prova foi em Costazul. A orla ficou colorida pelos trajes e capacetes dos atletas. E eram muitos, vindos de vários lugares e até do exterior, como os ciclistas Filipe Trindade e Valter Costa, que são da cidade do Porto, em Portugal. De passagem pelo Brasil, os visitantes decidiram participar desta etapa também como forma de se preparar para os percursos mais longos, de até 1.200 km, que acontecem na Europa. “Já participei de outras duas provas do Audax, também de 200km, no Rio e em Porto Alegre. É bom conhecer outras cidades. Achamos Rio das Ostras limpa e organizada, uma bela cidade”, disse Valter.
O esporte também tem o poder da integração. Vindos de Araruama, Pedro Abrantes, de 48 anos, e o filho, Thomas, de 13, participam pela segunda vez do circuito. Eles já pedalaram 60 km no ano passado e desta vez partiram para o desafio de 100km. “Um apoia e dá segurança para o outro”, conta Pedro, que concorda que a paixão pelo pedal ajuda a unir os dois, como família.

AUDAX RIO – Os ciclistas que completam as provas recebem um brevet que os qualifica a participar das etapas posteriores, com percursos maiores. O Audax inclui provas de 200km, 300km, 400km e 600km e os circuitos principais, na Europa, de 1.200 km.

As provas do Audax Rio em Rio das Ostras são realizadas pela Prefeitura, com organização da Pedal 2, apoio da BikeRO e do Convention & Visitors Bureau. Contam ainda com a supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.