Projeto de Ciências leva informações aos alunos e ajuda no combate à dengue
O laboratório de Ciências da Escola Municipal Nilton Balthazar, no Jardim Mariléa, em Rio das Ostras, está reunindo muitas atividades.
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, sob a coordenação da professora Caroline Menezes, participam do Projeto Dengue que, em parceria com a Vigilância em Saúde, leva informações sobre o Aedes aegypti, incluindo forma de transmissão e sintomas da doença.
“Conversamos sobre a dengue lá em casa e agora todos estão tendo um cuidado ainda maior para evitar focos do mosquito”, explica a aluna Miriã Ricardo Vargas, de 13 anos, que integra a Monitoria do Laboratório de Ciências.
A professora Caroline explica que os alunos atuam como multiplicadores das informações recebidas. “Os monitores fazem cartazes para espalhar pela escola e estão sendo capacitados também para falar desse tema. O projeto é multidisciplinar e envolve professores de outras áreas como Português, Inglês, Matemática”, conta Caroline.
Outro projeto de Ciências que vem sendo desenvolvido na escola é o Girassol. “Por esse projeto, vamos abordar temas diferentes como a questão do lixo, sempre de forma multidisciplinar”, explica a professora, lembrando que os alunos da monitoria atuam no contraturno.
LABORATÓRIOS – O professor Marcus Magarinho, coordenador de Ciências da Casa da Educação, setor pedagógico da Secretaria de Educação, diz que outros projetos voltados para a prevenção devem ser desenvolvidos na rede. “Todos os laboratórios de Ciências das escolas devem receber novos equipamentos, possibilitando uma prática dinâmica, com desenvolvimento de experiências, fundamentais para o aprendizado”, afirma Magarinho.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo