Festival de Dança de Rio das Ostras reúne espetáculos e oficinas com bailarinos consagrados
Inscrições para mostra competitiva terminam na segunda-feira, dia 29
Uma nova edição do Festival de Dança de Rio das Ostras será realizada entre os dias 15 e 18 de novembro, em Costazul, com entrada franca. Espetáculos com bailarinos e companhias consagradas, mostra competitiva e oficinas de balé clássico, hip hop, jazz, entre outras modalidades, são as atrações do evento. As inscrições para a mostra competitiva, também gratuitas, podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 29 e o edital completo está disponível no site http://www.dancariodasostras.com. A realização é da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, com a direção geral da renomada coreógrafa carioca Regina Sauer e produção executiva da Sauer & Filetto.
Na abertura do festival, dia 15, as atrações são a “prata da casa” Cia. de Dança Baía Formosa, às 18h, e os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Claudia Mota, que dançam “gran pas-de-deux” da Valsa Moskowsky e de Diana e Acteon, às 19h30 e às 22h. Depois da noite de balé clássico será a vez dos movimentos contemporâneos da Focus Cia. de Dança que leva à cena na sexta-feira, dia 16, a coreografia “As canções que você dançou pra mim”, reunindo composições de Roberto Carlos, às 22h. A programação prossegue no sábado, dia 17, às 22h, com a Cia. Nós da Dança que apresenta o espetáculo “Tempo”, de Regina Sauer. Encerrando o evento no domingo, dia 18, às 21h, a Cia. Urbana de Dança mostra os seus movimentos urbanos em “Na Pista”.
Em sua 11ª edição, o Festival desde 2007 organiza a batalha de Dança de Rua “Mano a Mano” no último dia do evento, com grande sucesso. O evento, que teve sua primeira edição em 1999, foi um grande incentivador e mobilizador do poder público para a criação da Escola Municipal de Dança Helba Nogueira, que funciona no Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
MOSTRA COMPETITIVA – Entre as atrações do festival está a Mostra Competitiva, que a cada dia é dedicada a uma modalidade diferente. Na quinta-feira, 15, serão apresentadas coreográficas de Balé Clássico de Repertório, às 18h; na sexta-feira, 16, Balé Clássico Livre, Dança Moderna e Dança Contemporânea, às 18h; no sábado, 17, Jazz, Estilo Livre e Deficientes, às 18h; no domingo, 18, Danças Populares, Dança de Salão e Danças Urbanas, às 17h.
OFICINAS – Outra tradição muito concorrida do festival são as oficinas gratuitas de dança, sempre com bailarinos consagrados. Estão programados os seguintes workshops: sexta-feira, dia 16, das 10h às 11h30, Balé Clássico; das 11h30 às 13h, Dança Contemporânea; sábado, dia 17, das 10h às 11h30, Jazz; das 11h30 às 13h, Dança Moderna; domingo, dia 18, das 10h às 11h30, Dança de Salão; das 11h30 às 13h, Hip Hop.
HISTÓRICO – Desde a sua primeira edição, em 1999, o Festival de Dança de Rio das Ostras, vem trazendo para a cidade bailarinos e coreografias consagradas. Entre as atrações, os casais de primeiros bailarinos do Ballet Estável Teatro Colon (Argentina), Ballet da Ópera de Kiev (Ucrânia), Balé de Leipzig (Alemanha) e Staatsballett Berlin (Alemanha); Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Cia. Carlota Portella – Grupo Vacilou-Dançou (RJ); Carlinhos de Jesus (RJ); Cia. Jovem de Ballet (RJ); De Anima Cia. de Dança (RJ); Cia Nós da Dança (RJ); Cia. de Dança de Salão Jaime Arôxa (RJ); Focus Cia. de Dança (RJ); Grupo Raça (SP); Quasar Cia. de Dança (GO).
SERVIÇO:
XI Festival de Dança de Rio das Ostras
Cidade da Dança (Antigo Camping) – Av. Roberto Silveira, s/nº – Costazul
Quinta-feira a domingo, dias 15, 16, 17 e 18 de novembro
Entrada franca
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo