Novos professores concluem qualificação de duas semanas
Durante duas semanas, eles participaram de treinamento pedagógico na Casa da Educação. Entre os dias 17 e 21 de julho, os educadores foram informados sobre a estrutura de funcionamento da Secretaria de Educação e a proposta pedagógica sócio-interacionista, que concebe a aprendizagem como um fenômeno de interação com o outro. O treinamento teve continuidade de 24 a 28 de julho, quando puderam conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pelas coordenadorias pedagógicas como Educação Inclusiva, Educação Infantil, Alfabetização, Formação de Leitores, entre outras.
Na segunda-feira, 24, o prefeito Carlos Augusto esteve na Casa da Educação para dar boas-vindas aos novos professores. A programação teve início com um variado café da manhã, seguido por uma dinâmica que possibilitou a maior integração entre todos. “A partir desta dinâmica, na qual exercitaram a confiança um no outro e o valor do trabalho em equipe, tivemos a oportunidade falar sobre a Casa da Educação, na qual podem sempre buscar apoio, informações e qualificação continuada”, explicou a coordenadora pedagógica Márcia Alves.
Durante o treinamento, os professores foram divididos em quatro grupos de acordo com o segmento no qual vão lecionar: Lúdico e Aprendizagem (educação infantil), Alfabetização e Letramento (CA e 1ª série), Leitura e Raciocínio Lógico (2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental) e Projetos de Aprendizagem (5ª a 8ª série do ensino fundamental). Através de uma exposição, com portfólios dos programas desenvolvidos, uniformes e kits de materiais escolares distribuídos aos alunos, os professores puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação.
Educação Infantil – A qualificação dos professores da rede municipal continua a partir desta sexta-feira, dia 4 de agosto, na Casa da Educação, com a aula inaugural do Curso de Educação Infantil. No sábado, dia 5, dando continuidade ao curso, haverá um seminário com o tema “Projetos e Práticas Pedagógicas: uma reflexão possível”, no Colégio Professora América Abdalla.
“O projeto apresentado pela Secretaria de Educação foi aprovado pelo MEC, que liberou uma verba para a realização do curso”, conta Gilma Farias, coordenadora pedagógica de Educação Infantil. A turma, com 50 participantes selecionados entre os professores da rede, vai se aperfeiçoar em assuntos como arte e lúdico, projetos e práticas pedagógicas, literatura, musicalidade, desenvolvimento psicomotor e crianças com necessidades especiais. Serão ao todo 120 horas de curso, incluindo dois seminários de 10 horas cada.
FONTE: SECOM – PMRO.