Seminário Saúde da Família teve ampla participação popular

O Seminário Saúde da Família – Possibilidades e Limites, promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras, dia 8 de julho, atraiu um público expressivo, entre profissionais de saúde e a comunidade. 
Foi um dia de esclarecimentos e de debates em torno de propostas para a consolidação do Programa Saúde da Família em Rio das Ostras. Além dos profissionais da área, o evento reuniu vários segmentos da sociedade com o objetivo comum de viabilizar no município um modelo de saúde baseado na prevenção.

Com as presenças do Prefeito Carlos Augusto, do Presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, do vereador Rosenildo Corrêa Viana e dos secretários Sérgio Carvalho, de Saúde, e Rosemarie Teixeira, de Planejamento, e da Diretora da Casa de Educação, Edilane Carvalho, o evento foi um exemplo de mobilização social. O prefeito destacou a importância histórica do Seminário, quando Rio das Ostras volta-se definitivamente para um modelo de saúde com base na família. “O Programa Saúde da Família não é apenas mais um programa, e sim uma estratégia de gestão em saúde”, disse Carlos Augusto.

O evento apresentou ao público, em detalhes, o Programa Saúde da Família, respondeu a questionamentos da população e discutiu propostas, em grupo, em torno de quatro grandes temas: Programa Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Ações de Saúde Bucal e Vigilância da Saúde.

Representantes de diferentes setores participaram do seminário, como professores e alunos dos cursos de psicologia, enfermagem e serviço social do Pólo Universitário da Universidade Federal Fluminense – UFF em Rio das Ostras. “A Saúde é uma área de atuação dos Assistentes Sociais e a integração do curso com as ações do município é fundamental para a formação dos profissionais”, disse a Coordenadora do Curso de Serviço Social, Nívea Barros. Também marcaram presença as associações e grupos comunitários. “A participação social é muito importante. O munícipe se sente valorizado e ajuda a trazer soluções”, explica Naja Botelho Thomé, Presidente da Associação Cultural Coral Amadeus –ACUCA, e finaliza: “não adianta ficar acomodado, esperando”.

Palestrantes – A Subsecretária Adjunta de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Neuza Moysés, representou o Secretário de Saúde do Estado, Gilson Cantarino, e fez uma apresentação sobre o Sistema Único de Saúde – SUS. Também palestraram a Coordenadora Estadual do Programa Saúde da Família, Terezinha Junqueira; Sônia Alves, Diretora da Escola Técnica em Saúde Izabel dos Santos; e a Coordenadora do Programa de Saúde Bucal Rio de Janeiro, Sônia de Menezes. Os especialistas também participaram das discussões em grupo e elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

FONTE: SECOM – PMRO.
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.