Prefeitura facilita acesso aos serviços de saúde
Objetivo é descentralizar e levar o atendimento dos Programas de Saúde para as localidades mais distantes do Centro
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está trabalhando na reestruturação dos Programas de Saúde e, a partir de abril, ampliará o atendimento aos munícipes.
Desde o início o ano, a Prefeitura de Rio das Ostras está se empenhando para responder ao aumento da demanda de serviços de saúde e convocou mais profissionais para ampliar o atendimento dos programas.
Rio das Ostras conta com 13 programas de saúde que atendem gestantes, crianças, adolescentes, idosos, portadores de doenças como tuberculose e hanseníase, hipertensão, diabetes, DST/Aids. Além dos que trabalham com técnicas de alimentação e nutrição, combate ao tabagismo, tratamento mental, de lesões dérmicas, saúde bucal e o PD – Programa de Atendimento Domiciliar.
Sob a coordenação da médica Maria Lúcia Vieira, diretora do Departamento de Programas, a secretaria de Saúde fez um trabalho de análise do quadro profissional e das comunidades, e com isso promoveu boas mudanças para melhorar o atendimento. “Descobrimos alguns especialistas dentro do nosso quadro de profissionais, que atuam onde temos muita demanda e assim, realocamos essas pessoas. Além disso, levamos para as comunidades os programas que se identificam com o perfil daqueles pacientes”, explicou Maria Lúcia.
Novidades – Dentro desse processo de aproximação dos serviços de saúde da comunidade, o Programa de Saúde do Adolescente também já acontece no Posto de Saúde do Âncora e vai ter um núcleo também no Posto de Cidade Praiana. O ambulatório de Follow Up, que atende os recém-nascidos que passaram por alguma intercorrência ao nascer, foi ampliado e contará com um fisioterapeuta, além do pediatra, na equipe.
Também a partir de abril, o Departamento de Programas de Saúde, que funciona no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, marcará horário para que as crianças possam fazer os testes do pezinho, orelhinha e olhinho. “Quem não sair da maternidade com esses exames feitos, poderá agendar para fazer no Centro de Saúde”, contou Maria Lúcia.
O Programa de Saúde do Idoso também ganhou novo núcleo, no Posto de Saúde de Cidade Praiana, e já conta com mais de 30 pacientes.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social