Obra de esgoto no Praia Âncora beneficia milhares de moradores

Rede coletora foi concluída. Moradores devem regularizar ligação na Prefeitura

Está em pleno funcionamento a estação elevatória de tratamento de esgoto da localidade Praia Âncora. O sistema foi concluído pela Secretaria de Urbanismo e Obras para atender a comunidade local, aproximadamente 12 mil pessoas. Para que os moradores usufruam deste serviço é necessário procurar o Departamento de Saneamento (Desa), onde receberão orientações fundamentais para que possam ligar seus imóvies à rede coletora com qualidade e segurança.

“É importante procurar o Departamento de Saneamento para que os técnicos da Prefeitura orientem o morador a fazer a ligação corretamente. Essa orientação contribui para que as ligações efetuadas tragam condições favoráveis aos moradores, evitando possíveis retornos e maus cheiros”, alertou o secretário de Obras, Wayner Fajardo.

Para a população que ainda não está contemplada pela rede, o sistema de tratamento de esgoto consiste em tratamento primário individual, por meio de fossa, filtro e sumidouro. Neste sistema é necessária a manutenção com periodicidade para evitar o mau funcionamento e possíveis transbordamentos. 

O comerciante Cláudio Guimarães, que possuía esse tipo de sistema, ao solicitar o serviço de limpa-fossa, teve a informação de que sua localidade já era contemplada com a rede de esgoto. Ele foi um dos primeiros a fazer a ligação com a orientação do Departamento de Saneamento. “Desde o momento em que solicitei, até receber a visita de um técnico, foi tudo muito rápido. Descobri que ligando meu sistema à rede de esgoto, ainda pude fazer uma grande economia, já que agora não preciso mais contratar os serviços de limpa-fossa. Dei essa notícia para os meus vizinhos para que façam o mesmo e sempre que posso, oriento os meus fregueses a isso”, informou.

De acordo com a agente de Saneamento Cremilda Cardoso, cerca de 80 residências por dia são orientadas pelos técnicos sobre a ligação correta à rede de esgoto. Segundo ela, o Desa frequentemente dá orientações a respeito da construção do sistema sanitário em residências que ainda estão em fase de aprovação de projeto, já que para possuir o alvará de construção e o documento habite-se, é necessário que o sistema esteja adequado às normas técnicas vigentes.

A Administração Municipal planeja ampliar a rede de esgoto para todo o município, respeitando um cronograma de obras. Nos últimos anos, foram construídos cerca de 200 quilômetros de rede. Todo o esgoto é levado por 21 elevatórias a Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Mariléa, onde, depois de tratado, é lançado no Emissário Terrestre, e após, a uma distância de três quilômetros, pelo Emissário Submarino no mar.

Os agendamentos de orientação podem ser feitas por meio de protocolo na sede da Prefeitura ou pelos telefones do Departamento de Saneamento: 2764-5746 ou 2764-5779.

 

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.