Festival do Pão divulga resultado da primeira fase
Participação popular superou as expectativas da organização
A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio divulgou na sexta-feira, dia 5, o resultado da 1ª fase, quando foram eleitas as padarias com melhor pão francês e mix dos produtos fabricados por setor, e também o estabelecimento com maior média de voto popular.
Ao todo são 12 padarias – Dois Amores, Tropical, Santa Maria, Sabor da Serra, Rosa de Saron, Elite, Flor do Bairro, Nova Aliança, Laticínios, Ki Pão, Jardim Mariléa e Terra Firme – que passaram para a segunda fase do Festival. Agora, um júri com representantes da sociedade e empresários do ramo vai eleger o melhor pão francês, melhor pão salgado recheado assado, melhor bolo, melhor sonho e melhor “mix” de produtos, além da melhor padaria, em separado.
Os proprietários da Padaria Tropical, Leidivânia e Wellington, receberam a notícia de que ganharam nos dois quesitos – melhor pão francês e melhor mix – no setor I. O estabelecimento fica na rua Goiás, no Jardim Beira-Mar, e tem um ano de atividade. “Recebi o convite para participar e percebi que era uma boa oportunidade de avaliar meu negócio. Tenho vontade de crescer e precisava saber se estava no caminho certo”, contou Leidivânia com lágrimas nos olhos.
O assessor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Sérgio Azevedo, lembra que todas as padarias chegam à segunda fase em condições iguais e que receberão a visita de sete jurados. “Os pontos zeram para essa segunda fase e a avaliação não é mais apenas dos produtos, mas da apresentação, condições de higiene e atendimento”, lembrou Sérgio Azevedo.
A segunda fase acontece de 8 a 15 de novembro, tempo em que os sete técnicos que compõem o júri, visitarão as 12 padarias classificadas. Os prêmios dessa fase são produtos e consultorias técnicas, além de placas e certificados.
Aulas são sucesso
Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, profissionais do segmento e o público em geral participaram dos workshops gratuitos de manuseio de produtos de panificação. As aulas foram ministradas na Unidade Móvel de Panificação da Firjan, que ficou estacionada em frente à sede da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, e foram sucesso de público.
Os profissionais da Firjan ensinaram técnicas para produção de bombons e trufas, bombons exóticos e técnicas de confeitagem de tortas. Foram cinco turmas de cerca de 20 alunos que receberam qualificação.
O 2º Festival de Pão de Rio das Ostras é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras em parceria com o Sebrae, Firjan, Instituto de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio de Janeiro e Distribuidora Novamix.
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social