Avaliação realizada pela Prefeitura mostra melhoria continuada da Educação

Rio das Ostras aplica provas periódicas para medir o desempenho dos alunos da rede municipal

Os resultados das provas aplicadas aos alunos da rede municipal pelo Sistema de Avaliação da Educação de Rio das Ostras (Saero) apontam uma melhoria continuada do Ensino na cidade. Implantado em 2007 pela Prefeitura, o Saero mede o desempenho dos estudantes e das escolas, permitindo que a partir desses resultados sejam traçadas estratégias. Esses bons índices foram apresentados ao prefeito Carlos Augusto e aos diretores das unidades de ensino na última sexta-feira, dia 5, na Secretaria de Educação.

“Estamos comprovando que o modelo diferenciado de avaliação criado pela Prefeitura está gerando resultados positivos. Todas essas ações visam o bom desempenho e o aprendizado dos nossos alunos. Acreditamos que a Educação deve ser utilizada como política pública para formação de valores éticos”, afirmou Carlos Augusto ao parabenizar os educadores.

Segundo os resultados da avaliação sistêmica, a partir da prova aplicada aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a média geral do município foi 5,5. A cidade ficou com 6,2 nos anos iniciais, alcançando a meta do Ministério da Educação para 2019, e com 4,8 nos anos finais, atingindo a projeção do MEC para 2013.

“O principal objetivo do Saero é ajudar a direção e os professores das escolas a verificar quais os assuntos que devem priorizar para que os estudantes tenham um melhor desempenho”, explicou a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Segundo Edilane Carvalho, diretora da Casa da Educação, a diretriz adotada este ano para os anos iniciais foi priorizar a alfabetização dos alunos e promover estudo dirigido voltados para o 2º e 4º anos. “Os resultados das provas aplicadas comprovou a eficácia dessa estratégia”, enfatizou Edilane. A Casa, setor pedagógico da secretaria, sedia cursos de formação continuada para os professores.

SAERO – Realizada ao longo do ano letivo, a Avaliação Sistêmica tem os seus resultados registrados em gráficos e relatório, para imediata atenção às necessidades apresentadas. É um diagnóstico com levantamento de dados coletados em cada unidade escolar, apresentando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, atendidas também com cursos de formação continuada para os professores.

Além de fazer um diagnóstico completo da rede municipal, o Saero prepara os alunos para a Prova Brasil, que acontece a cada dois anos. Essa avaliação é um dos indicadores usados pelo MEC para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual Rio das Ostras tem se destacado. A cidade ficou com o terceiro melhor resultado do Estado do Rio de Janeiro no Ideb de 2007 e 2009, ultrapassando as metas projetadas pelo MEC para os próximos anos.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.