Comunidade faz mutirão de limpeza de praias e consciência ambiental
Integrantes de programas da Prefeitura participam do Dia Mundial de Limpeza de Praias
Os jovens integrantes do CIC, seus pais e professores receberam sacolas para a coleta seletiva de papéis, plásticos, metais e materiais orgânicos.
O estudante Tomás Silva, de 12 anos, acha que quem suja é quem não se preocupa com o meio ambiente. “A praia é de todos nós. Ninguém gosta de tomar banho em água poluída e ficar na areia suja. Acho que cada um tem que fazer a sua parte”, disse.
Ravini Lorayne, de 13 anos, acha que quem joga lixo nas praias não tem consciência dos danos que causa à natureza. Durante a ação, ela catou dezenas de latas de alumínio e parte de uma bicicleta jogada na areia.
“O envolvimento entre a instituição e a comunidade resulta em transformações efetivas de cidadania e valida um de nossos maiores objetivos: a integração com a família”, declarou a diretora do CIC III, Cleide Corrêa. Segundo ela, ao longo do ano, o CIC desenvolve uma série de atividades de educação ambiental, com as crianças e jovens integrantes dos projetos do Centro.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Nessa ação, o CIC contou com a participação do Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente. Os integrantes do Núcleo distribuíram material informativo à população e ajudaram na coleta do material descartado indevidamente nas praias.
O montante recolhido foi pesado em balanças, separado por categorias. Os educadores explicaram aos jovens o tempo de decomposição de cada material na natureza e o prejuízo causado ao meio ambiente.
“Essa quantidade de lixo mostra que o problema ainda é a necessidade de uma maior consciência ambiental das pessoas, porque a Prefeitura realiza a limpeza de todas as praias diariamente”, lembra a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Claudia Correa.
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo