Carlos Augusto consegue melhorias para a segurança

Parceria entre vereadores, Prefeitura e Polícia garante eficiência no atendimento à população

 A partir do próximo mês o município ganhará mais agilidade e eficiência no que tange à segurança. Os delegados que atendem a região nos finais de semana vão ter como base operacional Rio das Ostras e Macaé, por serem as cidades mais populosas. O rodízio regional continua, porém na delegacia de Rio das Ostras haverá a presença do delegado todos os dias, incluindo sábados e domingos.          A notícia foi anunciada na tarde desta terça-feira, dia 4, após uma reunião entre o prefeito Carlos Augusto, os vereadores da cidade, o diretor de Polícia Civil do Interior, Antônio Carlos de Carvalho, e o Corregedor Regional, José Geraldo Araújo.

Os delegados da área de abrangência continuam responsáveis pelos registros de ocorrência em seus municípios, entretanto, nos finais de semana, o plantão acontecerá não mais nas seis cidade, em sistema de rodízio, mas em Rio das Ostras e Macaé.

“Há anos isso é um pleito nosso por entendermos que as demandas desses dois municípios é muito grande. Rio das Ostras é a cidade que mais cresce no Estado do Rio. Só agora conseguimos esta grande conquista para a população, que terá mais agilidade e eficiência no atendimento nas delegacias”, declarou o prefeito sobre a base operacional ser em Rio das Ostras e na cidade vizinha. 

No início do ano a Câmara formou uma Comissão de Segurança Pública, constituída pelos 10 vereadores da Casa Legislativa. O objetivo foi pensar coletivamente em propostas para minimizar assaltos, invasões e homicídios no município. “Queremos parcerias entre os Poderes Executivo e Legislativo, as Polícias e a comunidade”, disse o presidente da Comissão de Segurança Pública, vereador Alcemir Jóia.  

Na última quinta-feira, dia 29, o prefeito Carlos Augusto se reuniu com os parlamentares para discutirem algumas ações. Entre elas está o aumento do número de câmeras de monitoramento do município. Até o final do ano, a Prefeitura instalará mais 10 câmeras, totalizando 18 equipamentos na cidade. Segundo o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto, a meta de investimento é chegar a 30 câmeras. Atualmente oito delas servem à Guarda Municipal para coordenação do trânsito e proteção aos próprios públicos e ainda é um importante recurso de apoio à ação da PM, na segurança.   

Outro entendimento entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo é a construção de pórticos nas entradas e saídas de Rio das Ostras. De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública, a proposta é que guardas municipais e policiais militares façam plantão nos locais para controlar a entrada e saída de veículos – uma forma eficaz de coibir a violência no município e facilitar a ação da PM, no caso de ocorrências ou verificação de denúncias. O prefeito Carlos Augusto já autorizou a elaboração dos projetos de construção.

Ações do legislativo – O vereador Rosenildo Corrêa indicou na Câmara Municipal a criação de um Conselho Municipal de Segurança, constituído por representantes da sociedade e do Governo. Segundo ele, atualmente existe apenas um Conselho Comunitário de Segurança.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, Alcemir Jóia, informa que a partir dessas reuniões com autoridades a Câmara Legislativa vai elaborar um relatório que avaliará a estrutura necessária, perante o Estado e o município, para solucionar os problemas de segurança em Rio das Ostras. O objetivo é apresentá-lo e discuti-lo em uma audiência pública.

Os vereadores Orlando Ferreira Neto (Neco) e o presidente da Câmara, Carlos Afonso Fernandes, que por motivos de saúde não puderam comparecer à reunião, também fazem parte da Comissão, assim como todos os outros vereadores, e estão imbuídos na atuação para fortalecer a segurança para a população riostrense.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.