Rio das Ostras avalia implantação de bilhete eletrônico para transporte
Prefeitura analisa diferentes propostas para garantir satisfação aos passageiros e melhor custo/benefício
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, a equipe da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano e o secretário de Fazenda, João Batista, estão estudando algumas propostas para a implantação do sistema de bilhete eletrônico para transporte público dentro do município. Nesta quarta-feira, dia 24, representantes da empresa Rio Card fizeram uma apresentação do funcionamento e benefícios do passe, entre eles, a possibilidade de seguro contra acidentes e a validade do uso em metrô, barcas, trem e van – em outros municípios do Estado.
Mesmo em fase de análise das propostas apresentadas por diversas empresas do segmento, o prefeito já sinalizou a vontade de criar, junto com o passe, um seguro escolar, que possa dar mais segurança aos estudantes da Rede Pública.
Carlos Augusto solicitou que a empresa apresente uma proposta adequada à realidade do município e que garanta uma boa oferta para os proprietários de vans. “Vamos optar pela empresa que oferecer o melhor custo/benefício e serviço para a população do município”, frisou.
O passe eletrônico tem o mesmo valor de uma passagem paga em dinheiro. As vantagens, segundo o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto, é que o passageiro evita andar com dinheiro e consegue gerenciar melhor os gastos com passagem, além de facilitar a agilidade do transporte, já que não haverá movimentação com troco.
Durante a reunião foi informado que, por conta de uma exigência do Ministério Público, dentro de alguns meses o transporte migrará do sistema de concessão para o de licitação. O Governo Municipal quer criar alternativas para atrair empresas de ônibus para atuar em Rio das Ostras.
Prioridade – Outra novidade é que pela primeira vez os idosos residentes em Rio das Ostras receberão um passe de gratuidade, confeccionado pela Secretaria de Ordem Pública. A distribuição será feita pela Secretaria de Bem Estar Social, a partir da próxima semana. Atualmente 352 veículos fazem o transporte público em Rio das Ostras.
FONTE: SECOM – PMRO.