Atores de Rio das Ostras participam do Festival de Teatro de Curitiba
Grupos levarão três peças ao evento e estão em busca de patrocínio
Duas companhias teatrais sediadas em Rio das Ostras foram selecionadas para o Festival de Curitiba, considerado o maior evento de artes cênicas do Brasil. A Cia. Teatral da Antiga Capital Federal está participando pelo segundo ano consecutivo do festival, dessa vez com as peças “Estou indo embora não me peça para ficar e depois que tiver ido não me peça para voltar” e “Os Marias”. Já o Grupo Cria de Teatro leva para a capital do Paraná o espetáculo “A Farsa da Mulher Trancada”. Para viabilizar a participação no evento, que acontece em março, os atores riostrenses estão em busca de patrocinadores.
Mesclando os gêneros realismo poético e teatro do absurdo, “Estou indo embora…” é encenado com a platéia no palco, o que permite maior proximidade entre atores e público. “O espetáculo aborda a fragilidade das relações humanas por intermédio do encontro de três personagens que acabam de passar por um insucesso amoroso. Eles se encontram na estrada, cada um com sua bagagem, e decidem seguir juntos, mas com uma condição: ao longo do percurso devem abrir as próprias malas, revelando assim quem são”, conta Reynaldo Barreto Lisboa, autor e diretor da peça.
Comédia – “Os Marias”, que vai ter sua estreia nacional no Festival de Curitiba, é uma farsa situada na Idade Média. O espetáculo, que também tem texto e direção de Reynaldo, apresenta dois casais de camponeses que vivem da fruticultura. Os homens, João Maria e José Maria, são muito amigos. Porém as suas mulheres, Maria João e Maria José, respectivamente, se odeiam. Como as duas fazem e comercializam guloseimas com as frutas produzidas em suas propriedades, são rivais também nos negócios. São elas que incentivam os maridos a entrarem na política, o que faz com que se tornem rivais.
Integram a Cia Teatral da Antiga Capital Federal os atores Marcia Aicram, Ritcheli Santana, Marcela Jorge e Fernando Fintelman. O grupo vai se apresentar no Teatro Popular de Rio das Ostras nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro e toda a bilheteria vai ser usada para custear a participação do grupo no Festival de Curitiba. Quem quiser ter mais informações sobre a companhia ou sobre como patrocinar a viagem a Curitiba, pode acessar http://www.ciadacapital.blogspot.com ou entrar em contato pelo e-mail ciadacapital@gmail.com e telefone (22) 9917-0032.
Farsa – Participando pela primeira vez do Festival de Curitiba, o Grupo Cria de Teatro encena “A Farsa da Mulher Trancada”. A peça conta a história de Dolores, uma mulher fogosa trancada pelo marido Cornélio com um cinto de castidade. A chave do cinto é achada por Matrino, empregado da família, que arma planos mirabolantes para destrancar a patroa e lucrar com isso. A comédia tem ainda os personagens Falácia, cozinheira e cúmplice de Matrino, e Scarnio, pai de Dolores, um velho gagá.
A peça foi escrita por Manuel Thomas, que dirige o espetáculo em parceria com Cláudia Byspo. Os dois também estão no elenco, que é completado por Shy Ribeiro, Andréa Oliveira, Jhonatta Oliveira, Carlos Jorge Souza, Vanessa Batista, Rafael Saraiva e Carlos Henrique. A “Farsa da Mulher Trancada” teve sua estréia no Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, em novembro de 2009, com formato de espetáculo de rua e ganhou dois prêmios nesse evento: melhor direção e melhor figurino.
Em busca de patrocinadores para participar do Festival de Curitiba, os atores do Grupo Cria de Teatro saíram às ruas para pedir o apoio dos moradores. “Estamos fazendo pedágios nos sinais da cidade e a população tem sido nossa parceira desde o primeiro momento. É bom ressaltar que nossa abordagem é extremamente cuidadosa. Explicamos a finalidade da ajuda com detalhes permitidos pelo tempo, já que estamos no sinal”, esclarece Cláudia.
Quem quiser ajudar o grupo pode entrar em contato pelos telefones: (22) 9904-8667 ou (22) 9981-3660. Outras informações pelo site do grupo http://sites.google.com/site/ogrupocria.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social