Secretaria de Saúde e comunidade trabalham
Secretaria de Saúde e comunidade trabalham juntas contra a dengue em Rio das Ostras
Com a proximidade do Verão, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras intensifica o trabalho junto à comunidade para manter os baixos índices de Dengue no município, registrados nos últimos anos.
A Secretaria de Saúde, que por meio do Departamento de Saúde Coletiva, mantém um programa contínuo de Combate à Dengue na cidade, com visitas periódicas aos imóveis, chama a atenção da comunidade para os cuidados que todos precisam ter, principalmente neste período do ano. “Agora mais do que nunca precisamos da colaboração da população. Daqui a um mês começamos a receber os turistas e precisamos estar preparados”, explicou o chefe da Divisão de Programas de Controle de Endemias, Amarildo Rios.
Até o mês de setembro, Rio das Ostras teve 10 casos de Dengue notificados, mas apenas três foram confirmados. Com estes números, o município está entre as cidades do Estado com os menores índices. Isto se deve ao trabalho contínuo durante todo o ano, com visitas domiciliares, utilização do carro fumacê, o trabalho de recolhimento de pneus e colocação de telas nos possíveis criadouros, as visitas aos pontos estratégicos como ferro-velho, cemitérios e borracharias, além do uso do Aerosystem – um tratamento intensivo para locais de grande infestação de mosquitos.
É HORA DE PARTICIPAR – O trabalho de visitação aos imóveis, identificando possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti), orientando e conscientizando os moradores sobre a prevenção da Dengue e o tratamento dos criadouros, com a aplicação do produto biológico que elimina as larvas do mosquito, é o grande motivo para que Rio das Ostras não tenha casos da doença. Mas a participação da população é fundamental para que a cidade continue com estes índices.
A população deve receber os agentes de saúde, ouvir e seguir suas recomendações tanto para eliminação dos possíveis criadouros – como pneus, garrafas, pratos de plantas etc. – quanto para o uso do produto biológico de eliminação das larvas.
Os moradores e turistas podem evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti com cuidados como:
– Verificar semanalmente a existência de novos criadouros do mosquito e eliminá-los, quando for o caso;
– Tratar semanalmente e manter protegidos reservatórios que não podem ser eliminados, como as caixas d´água, por exemplo;
– Retirar os pratos dos vasos de plantas;
– Manter as os vasos sanitários e os ralos em desuso devidamente tampados;
– Limpar as calhas dos telhados para evitar o acúmulo de água da chuva;
– Fazer limpeza nos terrenos e quintais, retirando todo tipo de material que possa virar reservatório de água como pneus, garrafas e etc;
– Lavar com sabão em água corrente os vasilhames de água dos animais, pelo menos uma vez por semana;
– Evitar acumular entulhos e lixo;
– Manter o frasco do produto biológico bem tampado e armazenado, devolvendo aos agentes os frascos vazios.
É importante destacar que o produto biológico pode ser aplicado sem risco à saúde de pessoas ou animais.
Mais informações pelo telefone (22)2764-6295 – Departamento de Saúde Coletiva.