Departamento de Proteção Ambiental apreende animal silvestre em residência
O ouriço-caxeiro, espécie ameaçada de extinção, é um dos quase 30 bichos encontrados este ano no município
Um ouriço-caxeiro foi apreendido pelo Departamento de Proteção Ambiental (Depa) da Secretaria de Guarda e Trânsito de Rio das Ostras na última sexta-feira, dia 29. O animal foi encontrado em uma residência em Ouro Verde após ter ferido gravemente um cachorro que tentou morde-lo. Os agentes do Depa recolheram o ouriço e o soltaram na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) de Itabebussus.
De acordo com o diretor do departamento, sargento Rangel, já passa de 30 o número de animais silvestres apreendidos em residências no município este ano. Jibóias são as mais comuns, mas já foram encontrados também gambá, tamanduá e capivaras "Isso acontece em localidades próxima a vegetação de restinga, como é o caso de Ouro Verde, Mariléa, Costazul, Cidade Praiana, entre outros", explicou.
Segundo o biólogo do Depa, Éderson Rodrigues, o ouriço não é um animal agressivo, mas é necessário tomar cuidado "Ele pode nos confundir com um predador e usar os seus espinhos, que são perigosos, para se defender", orientou.
Os animais, geralmente, aparecem no turno da noite. A recomendação do Depa é que os moradores não alimentem esses bichos e nem tentem domesticá-los. Matar, vender ou criar esses animais sem licença pode acarretar prisão e multa por crime ambiental.
"Tanto o ouriço quanto outros mamíferos que aparecem na cidade estão na lista de animais ameaçados de extinção. Caso um animal silvestre seja encontrado, entre em contato com o Depa para que possamos recolhê-lo e devolve-lo, com segurança, ao seu habitat", frisou Éderson.
O telefone de emergência da Guarda Municipal é o 1532. O atendimento funciona 24 horas por dia.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social