1ª Festa do Produtor Rural de Rio das Ostras trouxe novidades para agricultores

Durante o evento, Prefeitura lançou projetos importantes para a diversificação das atividades e geração de renda

Com uma vasta programação, que incluía shows, apresentações culturais e concursos, os produtores e agricultores da zona rural de Cantagalo, comemoraram os bons resultados obtidos na colheita desse ano na 1ª Fesprorural – Festa do Produtor Rural, do município. Para estimular ainda mais a diversificação agrícola, a Prefeitura lançou, durante o evento, o Projeto de Fruticultura, que beneficiou agricultores locais com a doação de 1 mil mudas de maracujá e 1 mil de bananas. Na ocasião, também foi lançado o Programa de Melhoramento Genético de Galinhas de Postura, com a doação de 50 matrizes de galinhas poedeiras. Os programas visam possibilitar novas fontes de renda aos produtores.

Segundo o prefeito Sabino, a economia de Rio das Ostras não deve e não pode caminhar em uma única direção, por isso, é preciso investir na agricultura e principalmente no produtor rural. O gestor do Município defendeu a diversificação agrícola sem, no entanto, abandonar o trabalho que vem sendo feito com o feijão, “um produto que deu certo”, disse.

“Desde que o homem fixou e plantou suas raízes, ele prepara, semeia, cuida, colhe, agradece a Deus e festeja. Assim deve ser até hoje, ou seja, o homem do campo precisa festejar a colheita, o fruto de seu trabalho”, finalizou Sabino.

Com um aumento de aproximadamente 40% em relação ao ano passado, a safra de feijão obteve uma produtividade de 1400 kg por hectare, o que beneficiou produtores como o senhor Genilson Coelho Cabreira. “Temos mesmo que comemorar, a colheita foi muito produtiva e isso é muito bom para todos nós”, disse ele enquanto vendia mais um saco de feijão, afirma o produtor.

O secretário do Ambiente, Nivaldo Talon fez questão de destacar o empenho da equipe. “A meta é ampliar ainda mais o nosso trabalho, melhorando a cada dia a vida dos nossos produtores”, informou.

Também estiveram presentes a subsecretaria do Ambiente, Alice Guida; o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Edgar Alvez; o Chefe da Emater em Rio das Ostras, Frederico Muzzy; e o presidente da Associação de Produtores Rurais de Rio das Ostras, Paulinho Camarutá.

A festa contou com apresentações dos grupos de dança e eleição da princesa e rainha da Fesprorural. O evento revelou também, em um concurso com votação do público, o melhor restaurante participante. O vencedor foi o Restaurante do Vinicius, eleito pela melhor feijoada. A 1ª Fesprorural foi realizada pela Prefeitura, com apoio da Associação de Produtores Rurais de Rio das Ostras, do Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras e Emater – RJ.

ADOÇÃO – Além dos shows e apresentações culturais, a Festa do Produtor Rural também incentivou a adoção de cães e gatos, em uma feira promovida pelo Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Ambiente. Durante os dias de festa em Cantagalo, 6 cães filhotes e 10 adultos receberam um novo lar. “Além de aproveitar a festa que está maravilhosa, também estou procurando na feira de adoção, um cão ou gato que me escolha”, disse a atriz Thais Dalheme.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.