ZEN é exemplo para outros municípios do Estado
O secretário de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo de Rio das Ostras, Dowsley Oliveira, recebeu a visita nesta quarta-feira, dia 10, dos secretários de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiras de Macacu, Osório de Souza, e de Teresópolis, Nassouh Ejje, que vieram conhecer o processo de criação e implantação da Zona Especial de Negócios (ZEN).
A visita faz parte de um trabalho de preparação dos municípios que sofrerão impacto com o Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, que está em construção em Itaboraí e São Gonçalo.
Em Itaboraí será instalada a unidade de produção de petroquímicos básicos. A vizinha São Gonçalo comportará a Central de Escoamento e o Centro de Inteligência – que vai capacitar pessoal e empresas para a área de construção montagem, operação e manutenção da refinaria. O município também terá uma Central de Escoamento de Produtos Líquidos, que servirá como armazenagem intermediária. As cidades vizinhas Magé e Cachoeiras de Macacu também serão beneficiadas.
Cacheiras de Macacu pretende criar uma área de negócios para abrigar empresas que, com certeza, chegarão com o funcionamento do complexo. O município já criou um comitê gestor para a criação da ZEN local e, por meio da Firjan, conheceu a experiência de sucesso de Rio das Ostras.
Também acompanhou a visita a representante do Centro-Norte Fluminense da Firjan, Daniela Aires, a assessora de desenvolvimento econômico de Cachoeiras de Macacu, Lucinéia Gonçalves e as representantes da Agência de Desenvolvimento Municipal, Élica Magalhães e Lia Márcia.
Exemplo – Dowsley Oliveira fez uma breve apresentação do histórico de criação e implantação da ZEN de Rio das Ostras e frisou que além da infraestrutura, a legislação específica para a área é fundamental para que o projeto dê certo. “A elaboração do projeto da ZEN atende a uma legislação específica criada para ordenar a implantação do projeto. Essa é a nossa receita de sucesso, além, é claro do investimento que a prefeitura faz”, disse.
Alguns pontos foram levantados como as parcerias para a infraestrutura, a regularização, processos de aprovação das empresas e os investimentos. Depois da reunião, o secretário Dowsley levou a comitiva para uma visita a toda área da ZEN.