Vida em Movimento oferece consciência corporal e novas perspectivas

Vida em Movimento oferece consciência corporal e novas perspectivas

Projeto desenvolvido pelo Instituto Casa do Pai oferece aulas de ginástica, funcional e dança no Centro Integrado de Convivência

Quase 80 pessoas estão buscando mais qualidade de vida por meio do projeto Vida em Movimento, que tem por objetivo democratizar o acesso a atividades esportivas para jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que convivem com alguma vulnerabilidade social. Com aulas de ginástica, funcional e dança, os participantes buscam por meio das atividades físicas ter mais consciência corporal, força e flexibilidade. As atividades acontecem no Centro Integrado de Convivência de Nova Esperança.

“Eu ficava muito ociosa dentro de casa, com a cabeça vazia. Minha vizinha, que é minha amiga também, me falou sobre o Projeto. Desde que cheguei aqui melhorei meu sono, ansiedade, a minha pressão, que é alta, e também cuido da minha diabetes por meio dos exercícios físicos. Hoje tenho novas perspectivas de vida”, contou Zenaide Santos.

As aulas acontecem às quartas, quintas e sextas no CIC e, segundo o professor Joaquim Carvalho, o retorno na saúde é imediato. “Na ginástica aplicamos exercícios aeróbicos e localizados e na funcional ação como corrida, puxamento e deslocamento. Tudo isso proporciona um melhoramento na capacidade física, na coordenação motora e flexibilidade dos participantes, principalmente nas pessoas acima de 60 anos”, explicou.

O projeto conta com profissionais de educação física e faz parte de uma Emenda Parlamentar, garantindo ao beneficiado o direito à cidadania e à inclusão social e contribuindo para a melhora da forma física e da saúde, apontando o esporte como direito social.

“Para mim, o Vida em Movimento não é apenas um projeto de atividades físicas, mas de acolhimento. Quando algum participante tem um excesso de falta, eu ligo para saber o que está acontecendo para trazê-lo de volta. É um trabalho humanitário”, disse Alessandra Santos, coordenadora do Projeto.

O PROJETO – O Vida em Movimento foi desenvolvido pelo Instituto Casa do Pai por meio de Emenda Parlamentar destinada a Rio das Ostras pelo Deputado Federal Luiz Lima, com a articulação do vereador Sidnei Mattos Filho, e conta com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria de Assistência Social.

“É muito importante unir esforços para trabalhar em conjunto e atrair recursos de fora da Prefeitura. Quem ganha é a nossa comunidade. É mais qualidade de vida para mais pessoas”, relatou Eliara Fialho.

Ainda há vagas abertas. Interessados podem entrar em contato por meio de WhatssApp (22) 99860-5565.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.