Vencedores do Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras serão conhecidos no sábado
Depois de quase dois meses de encenações e um público estimado de 10 mil pessoas, o IV Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras se encerra neste sábado, dia 27, com entrega de prêmios. Uma realização da Fundação de Cultura da cidade, o evento reuniu 67 espetáculos de 15 diferentes cidades, inclusive representantes do Distrito Federal e São Paulo. Os vencedores serão conhecidos a partir das 20h no palco do Teatro Popular.
Antes da entrega dos prêmios, na sexta-feira, dia 26, às 20h, o público vai poder assistir a apresentação dos últimos concorrentes na categoria esquete, todos encenados por atores de Rio das Ostras. Serão apresentados dois textos do grupo Nós em Meio ao Caos, "Vanderlei, a Tragédia de Valdirene" e "Música de Trabalho". A platéia também vai conhecer "Norma" (Cia de Arte Eh! Boca) e conferir "Infinito – O dia em que o mundo morreu" e "Terra Prometida", ambos com o grupo Arte Cínica.
Selecionados entre 200 textos inscritos, os participantes da quarta edição do evento concorreram a R$ 24 mil em prêmios e troféus. As categorias espetáculo adulto, infantil e esquete também vão receber troféus pela melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, melhor figurino, melhor iluminação, melhor sonoplastia e melhor texto inédito.
Uma das novidades da edição deste ano foi a inclusão da categoria espetáculo de rua, encenados próximos à Praça São Pedro nas manhãs de sábado. Os demais concorrentes, nas categorias espetáculo adulto, espetáculo infantil e esquetes se apresentaram no Teatro Popular.
O público do festival foi bem diversificado. Além dos profissionais da área, os alunos do curso de Teatro Mário de Oliveira, que funciona no Centro de Formação Artística, também prestigiaram o evento. Com isso, o festival cumpriu o seu objetivo de formar platéia, estimular o desenvolvimento do mercado para os profissionais que atuam na área e abrir espaço para novos talentos.
—
FONTE: Secretaria de Comunicação Social