Vencedor do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras visita o Vale dos Vinhedos
A viagem ao Rio Grande do Sul foi o prêmio oferecido por um dos patrocinadores do festival, promovido pela Prefeitura
A parceria entre a Administração Municipal e a iniciativa privada está incrementando cada vez mais o Festival de Frutos do Mar, que já acontece há 15 anos e movimenta Rio das Ostras. No ano passado, a Vinícola Casa Valduga, uma das patrocinadoras do evento, premiou o vencedor com uma viagem ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A visita ao município gaúcho aconteceu no último final de semana.
O Chef Wladimir Anselmo, do Restaurante YakiOstras, venceu o concurso com o prato Bacalhau Crocante à YakiOstras e teve a oportunidade de conhecer toda estrutura da Villa Valduga. Ele seguiu para o Sul com sua mulher, Marcelle Feital, o proprietário da Adega Cocoricó Leonardo Khouri e a somelier Vivian Maia. A adega Cocoricó é representante da Valduga na região e também foi patrocinadora do festival.
Wladimir Anselmo é chef há 18 anos. Ele trabalhou em vários bistrôs renomados da Inglaterra e há pouco mais de dois anos voltou para o Brasil, onde montou seu primeiro restaurante, o YakiOstras, que fica na Tocolândia, em Rio das Ostras. A especialidade é o Yakisoba. “Quando surgiu a ideia de participar da competição não imaginava que o Festival de Frutos do Mar pudesse me proporcionar tamanho retorno. Respeito e visibilidade também vieram com o prêmio, tanto que até montei o YakiOstras Expresso com pratos rápidos”, comentou Wladimir.
Segundo o chef, a seriedade do festival também merece ser destacada, principalmente pela organização do evento e pela melhoria da gastronomia local. Agora, Wladimir pretende voltar para a Europa, onde investirá em novos cursos. Ele planeja para o festival desse ano uma receita feita com um ingrediente inédito. “Ganhar o prêmio baseado num prato não é difícil. O difícil mesmo é montar um conceito gastronômico. Essa é a verdadeira arte da gastronomia e o festival foi a porta de entrada para que eu pudesse consolidar tudo isso”, destacou.
Visita – No sábado, dia 3, o grupo participou da Festa da Vindima, momento que celebra a colheita da uva com muita festa, onde os visitantes podem conhecer o processo de fabricação do vinho. Eles também conheceram a Casa de Madeira, uma empresa artesanal, que elabora produtos 100% naturais e com supervisão direta da Família Valduga.
Fernando Menezes, gerente da Casa Valduga, foi quem recepcionou o grupo de Rio das Ostras. Ele destacou a parceria com a Prefeitura e a importância do evento para apresentar seus produtos ao mercado local, onde ainda não há tradição no consumo do vinho. “Também tivemos a grata surpresa de saber que graças ao Festival de Frutos do Mar pudemos alcançar um público diferenciado e notamos um crescimento significativo na procura por nossos vinhos”, comentou.
O Festival de Frutos do Mar em Rio das Ostras já acontece há 15 anos e cada restaurante participante cria um prato inédito. O evento acontece em novembro e conta ainda com workshops gratuitos de chefs renomados, sendo uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e conta com o apoio do Rio das Ostras Convention & VisitorsaBureau.
FONTE: SECOM – PMRO.