Veículos abandonados indevidamente causam prejuízos à população de Rio das Ostras
Além de poderem provocar acidentes e atrapalhar a passagem de pedestres, carros descartados podem ser foco do mosquito da dengue
A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano intensificou o trabalho contínuo de retirada de veículos abandonados nas ruas. Diariamente, guardas municipais recebem denúncias e também fazem rondas na cidade para localizar e rebocar carros descartados indevidamente. Na última semana, duas carcaças foram retiradas de dentro do rio Jundiá, na localidade Praia Âncora.
“Tivemos muitas dificuldades em retirar esses dois carros de dentro do rio, pois o reboque não consegue fazer esse serviço. Somente com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos, que faz a limpeza de rios e canais diariamente com escavadeiras, é que conseguimos erguer as carcaças descartadas indevidamente. Quem toma esse tipo de atitude prejudica toda a população, uma vez que qualquer tipo de lixo jogado nos canais obstrui o fluxo das águas e em caso de chuvas fortes, ocasiona enchentes”, declarou o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto.
Em média, dois veículos abandonados são identificados por dia e levados para o depósito da Prefeitura. Muitos deles são encontrados estacionados em calçadas, atrapalhando a passagem de pedestres, outros estacionados na contramão, o que pode provocar acidentes de trânsito, e às vezes até no meio da rua. O que tem preocupado as autoridades é a freqüência com que os abandonos têm ocorrido. Carros podem também ser foco de reprodução do mosquito da dengue por acumularem água. Por isso, a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde está inspecionando esses carros, principalmente os que ficam no depósito público aguardando que os proprietários retome-os ou sejam leiloados. Frequentemente os guardas sanitários aplicam larvicida e colhem, para análise, amostras de larvas.
Segundo o Coronel Sérgio Pinto, geralmente os veículos são abandonados por conta de endividamento com multas.
No ano passado a Guarda Municipal rebocou 230 veículos abandonados que estavam provocando riscos de acidente e atrapalhando os pedestres.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo