Unidades de ensino de Rio das Ostras decidem implantar conselhos escolares
Grupo de trabalho para estudar legislação vai reunir diretores de 10 escolas
As 42 unidades de ensino da rede municipal de Rio das Ostras têm como meta implantar os seus respectivos conselhos escolares. A proposta foi apresentada aos diretores das escolas e creches durante reunião realizada na terça-feira, dia 9 de agosto, no auditório da Secretaria de Educação. Um grupo de trabalho, com 10 representantes, foi formado para estudar a legislação e traçar metas para criação e implementação dos conselhos.
Segundo a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, os conselhos são um importante projeto de política pública. “Achamos fundamental a atuação comunidade na gestão das escolas, não apenas ajudando na administração financeira, mas também com sugestões na área pedagógica”, explica a secretária.
Rio das Ostras participa como ouvinte do Grupo Articulador do Fortalecimento do Conselho Escolar no Estado do Rio de Janeiro, representado pelas educadoras Márcia Alves e Glória Fernandes.
FUNÇÕES – O conselho escolar é constituído por pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da unidade de ensino. Com funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, devem zelar pela manutenção e garantir a gestão democrática nas escolas públicas.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social