UFF e Prefeitura se unem em projeto de saneamento
Objetivo é buscar recursos junto ao Governo Federal para ações de drenagem que reduziriam alagamentos
O secretário Nilton Teixeira explica que o principal objetivo do Governo Municipal é atenuar os problemas de alagamento em Rio das Ostras. “Já realizamos rotineiramente a limpeza de rios, canais e bueiros. Isto já faz com que minimizemos o problema. Entretanto, com um novo sistema de drenagem, chancelado pela Universidade, e com a contrapartida do Governo Federal, acreditamos ser possível extinguir a situação”, avaliou.
Nilton declarou ainda que a meta é envolver no processo de elaboração e execução do projeto todos os engenheiros da Secretaria de Obras e também técnicos das Secretarias de Serviços Públicos e Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
O engenheiro civil da UFF, Maurício Santiago, informa que o Governo Federal, por conta do PlanoNacional de Saneamento Básico (PLANSAB), dispõe de verbas específicas para repasse aos municípios.
Sob a coordenação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, o Plano pretende potencializar ações de planejamento articuladas com os diversos setores que atuam na área.
Sistema modelo- A atual administração de Rio das Ostras implantou um Sistema de Esgotamento Sanitário que é modelo para o Brasil. Inclui emissários submarino e terrestre, cerca de 160 km de rede coletora, Estação de Tratamento de Esgoto (com capacidade de processamento de 500 litros de esgoto por segundo) e estações elevatórias. Ao todo, são 43 milhões e 200 mil litros de esgoto tratado atualmente.
FONTE: SECOM – PMRO.