Tudo preparado para o Ano Novo de Rio das Ostras
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, Alan Machado, se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 18, com representantes de algumas instituições e secretarias municipais para definir os últimos detalhes da festa da virada do ano e os dias que antecedem o feriado.
A estimativa é que a cidade receba até 120 mil turistas no final de semana prolongado do Réveillon. Segurança, transporte e fiscalizações são prioridades.
Para Alan Machado, Rio das Ostras tem se destacado nas festas de réveillon e que a cada ano investe mais nesta estrutura. “Contratamos shows que valorizam o artista local e investimos fortemente em fogos de artifícios. Só na praia do Centro são quatro balsas de material. Também preparamos programação em Costazul, Rocha Leão e Cantagalo”, conta.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Juanei Gomes, informou que os descartes de lixo dos comerciantes perto da orla e o esvaziamento das lixeiras públicas acontecerão no mínimo três vezes ao dia. Quem estiver nas praias perceberá durante todo o dia equipes de limpezas. A Secretaria também recolherá cães e gatos domésticos que estiverem perdidos próximos a orla e os levarão até a Fazenda Parque, no Âncora.
A segurança no mar terá reforço neste Réveillon. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro nenhuma embarcação poderá trafegar nas praias de Rio das Ostras devido a montagem dos fogos de artifícios nas balsas. Boias de limitação marítima, que marcam os 200 metros entre a orla e o permitido para as navegações, estarão disponíveis. Além disso, o piloto que for pego pela marinha embriagado será encaminhado à delegacia. Os banhistas também perceberão reforço na equipe de salva-vidas.
Em relação à segurança, Rio das Ostras aumentará em até 40% o efetivo da Guarda Municipal, principalmente nas bases da Praça da Baleia, da Praça São Pedro, do Jardim Campomar e do Trevo. “Queremos uma passagem de ano tranquila com o máximo de ordem possível”, disse o secretário de ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sergio Pinto.
Guardas Municipais também fiscalizarão as ruas que dão entrada à orla entre a praia da Tartaruga e a Praça São Pedro. Para Alan Machado o foco é reforçar a segurança. “Temos que zelar por nossos moradores e pelos milhares de turistas que virão prestigiar nossa virada de ano. Por isso, devemos controlar a entrada e saída de carros nestas ruas que dão acesso as praias para evitarmos acidentes”, disse.
O transporte público também será reforçado. O acordo entre a Secretaria de Transporte e os motoristas das vans é que façam o itinerário, também, durante a madrugada. “Estamos reforçando nosso pedido aos motoristas para que façam plantões durante esses quatros dias, transportando as pessoas nos finais das festas”, disse o secretário.
Interessados em trazer ônibus de turismo para Rio das Ostras deverão se cadastrar com antecedência na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. A caravana que chegar à cidade deve estar sob o comando de um guia turístico.
Estiveram presentes na reunião representantes da Defesa Civil, Marinha, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Transportes, Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano e Secretaria de Serviços Públicos.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social