Tecnologia a serviço da fiscalização do trânsito em Rio das Ostras

Utilização de computadores de mão por guardas municipais traz mais eficiência para o trabalho

Os guardas municipais de Rio das Ostras que fazem a fiscalização do trânsito têm um novo recurso para dar mais eficiência ao seu trabalho: os palms top. Rio das é um dos primeiros municípios do Estado a utilizar esta tecnologia. No Rio de Janeiro, os guardas municipais ainda estão sendo treinados para utilizar o aparelho.

No município, cinco aparelhos são utilizados em fase de testes. Os palms top possuem um banco de dados interno, atualizado diariamente pelo Detran/RJ, com as informações de todos os veículos registrados no Estado. As multas armazenadas no aparelho são descarregadas em um computador e depois encaminhadas para o Detran.

– Com esta tecnologia, os guardas têm acesso a todos os dados do veículo imediatamente. Basta inserir a placa do veículo que todas as informações do banco de dados do Detran são disponibilizadas no aparelho – explica o secretário de Guarda e Trânsito, coronel Sérgio Alves Pinto.

Segundo o coronel, desde o início da utilização dos palms top, em fevereiro deste ano, o número de multas se manteve estável – cerca de 60 por mês.

– Com o aparelho, agilizamos o processo e diminuímos os cancelamentos de multas por erros, já que não é preciso transferir as multas do talão para o sistema. O trabalho é mais eficiente – observa o secretário.

O período de testes dos aparelhos termina no final deste mês, quando deve ser iniciado o processo para o aluguel permanente dos equipamentos. De acordo com o secretário, para atender a todo o município serão necessários 30 palms top.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.