Técnicos de Rio das Ostras receberão treinamento de combate a incêndio

Iniciativa faz parte da campanha educativa lançada pela Prefeitura para evitar queimadas

Na próxima semana, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e funcionários que cuidam das áreas verdes do município receberão da Defesa Civil e da Inspetoria de Proteção Ambiental – Inpa, um treinamento de combate a incêndio. O objetivo é prepará-los para atuar em situações de urgência e emergência.
A iniciativa faz parte de mais uma campanha educativa, lançada pela Prefeitura de Rio das Ostras para conscientizar as pessoas a não atear fogo em terrenos, lixo e materiais inservíveis, tais como móveis e eletrodomésticos velhos. Além disso, a campanha visa também fazer a prevenção contra incêndios em Unidades de Conservação – UC.
Nesta sexta-feira, dia 24, um mutirão de técnicos saiu de casa em casa no entorno da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry para falar sobre a campanha. Um grupo de funcionários também fez um aceiro – cinturão de proteção – na APA, para evitar o favorecimento de incêndio.
Como Rio das Ostras depende do socorro do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Macaé, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé Antunes, explica que o treinamento visa capacitar os funcionários e técnicos a atuar, caso haja necessidade.
Ivan informa ainda que o treinamento é uma das ações da campanha, que objetiva sensibilizar os moradores, mostrando que a queimada pode trazer prejuízos não só à natureza, mas à vida das pessoas, já que nem sempre é possível conter o fogo.
Além da mensagem levada pelos técnicos aos moradores de Rio das Ostras, a campanha foca a criação de aceiros no entorno das cinco Unidades de Conservação do município.
Segundo a Defesa Civil, este ano Rio das Ostras registrou 158 focos de incêndio em terreno e 22 em áreas de interesse e proteção ambiental.
A Prefeitura solicita que alertas e denúncias sejam feitas pelos telefones 199, 193 ou 153.
MAIS TELEFONES ÚTEIS – Ao invés de atear fogo em restos de obras, galhadas e móveis velhos e outros lixos de grande porte, os moradores devem ligar para 2771-6420 ou 2771-6421 para agendar o recolhimento. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.