Técnicos de Rio das Ostras recebem treinamento de combate a incêndio

Iniciativa faz parte da campanha educativa lançada pela Prefeitura para evitar queimadas

Cerca de 30 pessoas ligadas ao trabalho de manutenção de áreas verdes do município, incluindo alguns técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, receberam treinamento teórico e prático de como evitar e combater incêndio. O curso, ministrado por guardas municipais da Defesa Civil e da Inspetoria de Proteção Ambiental – Inpa, teve como objetivo prepará-los para atuar em situações de urgência e emergência.
O treinamento teórico, feito no auditório do Parque dos Pássaros, abordou explicações sobre a composição do fogo, agentes dos extintores (gás carbônico, água e pó químico), métodos de isolamento, abafamento e resfriamento em casos de incêndio, entre outras técnicas. Já a parte prática foi realizada próxima à Praia da Joana, onde os cursistas puderam ter noções reais de um incêndio.
De acordo com Tenente Rangel, coordenador da Inpa, o treinamento foi fundamental para que os funcionários que lidam com áreas verdes possam dar um primeiro-socorro, em caso de incêndio. “Essa preparação é importante para que eles atuem em apoio ao Corpo de Bombeiros, que ainda precisa se deslocar de Macaé para atender Rio das Ostras”, explica Rangel.
O treinamento foi mais uma ação da campanha educativa lançada pela Prefeitura de Rio das Ostras para fazer a prevenção contra incêndios em Unidades de Conservação – UC e conscientizar as pessoas a não atear fogo em terrenos, lixo e materiais inservíveis.
MAIS TELEFONES ÚTEIS – A Secretaria de Meio Ambiente solicita às pessoas que não ateiem fogo em restos de obras, galhadas e móveis velhos e outros lixos de grande porte, e informa que ligando para os números 2771-6420 ou 2771-6421, os moradores serão atendidos para agendar o recolhimento gratuito.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.