Teatro Popular festeja aniversário com variada programação

Balé, coral, orquestra e peças serão apresentados no mês de outubro
Durante todo o mês de outubro, os moradores de Rio das Ostras serão presenteados com uma ampla programação artística para festejar o quinto aniversário do Teatro Popular. A comemoração organizada pela Fundação de Cultura da cidade começa neste fim de semana e, no sábado e domingo, dias 4 e 5, às 20h, será apresentado o balé "Dr. Coppelius" pela Cia. de Dança Baía Formosa. Outras atrações confirmadas são o Coral da Rede Globo, Orquestra Kuarup Cordas e Sopros e as peças "P.I. Palavras Improvisadas", "Na Catraca" e "Pretas por Ter".

Dedicado a Dennis Gray, que durante 60 anos teve presença marcante no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, "Dr. Coppelius" narra alguns acontecimentos da fulgurante jornada do bailarino e coreógrafo. O espetáculo foi concebido a partir do testemunho de seu grande parceiro e amigo, Mário de Oliveira, ator e diretor teatral que atualmente mora em Rio das Ostras.

A difícil relação com o pai, a sedução pelo circo e a fuga para São Paulo que determinam o destino vitorioso de Dennis Gray são mostrados no balé com coreografia e direção geral de Nora Kholki Carneiro. O nome do espetáculo faz referência ao papel de Dr. Coppelius, do famoso balé "Coppelia", com o qual Gray se tornou famoso internacionalmente. Desde a estréia, em 1948, até sua última apresentação, em 1999, foram 51 anos de glórias.

Consagrado bailarino, coreógrafo e professor de dança, Grey trabalhou com Franco Zeffirelli e ainda no Teatro de Revista, nos filmes da Atlântida e no Cassino da Urca. Uma de suas paixões era lecionar para os jovens da Escola de Dança do Theatro Municipal. O artista fundou e dirigiu a Escola de Dança Clássica e Moderna do Sesi, em Fortaleza, onde desenvolveu trabalho pioneiro, revelando diversos talentos.

Com participação especial do ator Carlos Henrique Pimentel, dividindo o papel de Dr.Coppelius com o bailarino Lorenzo Prucoli, o espetáculo traz ainda Giullia Ferreira Barbosa como Coppelia, além dos demais integrantes do Baía Formosa. O roteiro é assinado por Selma Rocha, baseado em depoimentos de Mário de Oliveira; os figurinos são de Nora Kholki Carneiro e Nando Carneiro fez a trilha sonora do espetáculo que tem iluminação de

Carlão e sonorização de Mário Telles.

O Teatro Popular fica na Avenida Amazonas, s/nº, Centro e o telefone para informações é 2760-3119. O espetáculo tem entrada franca e os convites podem ser retirados de sexta-feira a domingo, a partir das 14h, na bilheteria do teatro.

Confira a programação completa de aniversário:

Dias 4 e 5/10 – 20h

Balé Dr. Coppelius

Cia. De Dança Baía Formosa

Dia 11/10 – 20h

Coral da Rede Globo

Dia 12/10 – 17h

Orquestra Kuarup Cordas e Sopros

Dias 18 e 19/10 – 20h

Na Catraca

Dias 25 e 26/10 – 20h

P.I. Palavras Improvisadas

31/10, 01 e 02/11 – 20h

Pretas por Ter


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.