Teatro: Peça infantil e história de época

Bichos com vozes famosas e espetáculo de época são atrações do Teatro Popular
Peça infantil e história de época animam o fim de semana do Teatro Popular de Rio das Ostras. Na sexta-feira, dia 20, às 15h e às 16h, será apresentada “Uma família feliz”, que tem entrada franca. Esse espetáculo de bonecos conta com a participação especial de Marília Pêra e Ney Latorraca, que emprestam suas vozes para um casal de caramujos aristocráticos. No domingo, às 20h, a atração é “A mais forte, estruturada”, texto de August Strindberg escrito por volta de 1890 que narra uma trama onde a paixão, amor, ódio e medo se confundem.

O espetáculo de bonecos, adaptado e dirigido por Luiz Carlos Buruca a partir de um conto de Hans Christian Andersen, aborda temas como preservação da natureza, família e preconceito. Zezé Motta, Totia Meireles, Bia Nunnes, Luiz Fernando Bruno, Nedira Campos e o próprio Buruca completam o elenco de vozes dos bichinhos que habitam uma floresta em extinção.

Além de dublarem os personagens, todos os atores cantam seis músicas das 11 compostas especialmente por Chico Adnet e Luiz Carlos Buruca para o espetáculo, como o “Samba dos Caramujos”, “Forró do Mosquito”, “Rap dos Caramujinhos” e a marcha final “Alface até o sol raiar”.

Na história, o casal de caramujos procura saber o que aconteceu com seus antepassados que, depois de cozidos, eram servidos em bandejas de prata no Castelo. Para isso, pedem ajuda para uma minhoca, um mosquito e uma formiga, que ficam responsáveis por achar uma noiva para seu filho adotivo, futuro herdeiro de um canteiro de alfaces.

 “Uma família feliz” conta ainda com a participação de Neuza Caribé (assistente de direção), Cláudio Tovar (criação dos bonecos), Edward Monteiro (cenário), Rogério Wiltgen (iluminação), entre outros profissionais. A manipulação dos bonecos fica a cargo de Pedro Nicoll, Thiago Braga e Luiz Carlos Buruca.

Disputa – Na peça “A mais forte, estruturada”, cabe ao espectador resolver, com sua imaginação e história pessoal, o desenrolar do drama: o confronto entre as personagens Senhora X (mulher extravagante, verborrágica, impulsiva, desequilibrada e vaidosa) e Senhorita Y (mulher contida, calada, introvertida, sem vaidades e passiva) que lutam pelo amor do mesmo homem, usando cada uma suas armas.

No elenco estão Diego Sant'ana, Otto Caetano, Helen Maltasch, Cíntia Travassos e Amélia Cristina. A direção e adaptação são assinadas por Márcio Zatta, a iluminação, por Diego Sant'ana, os figurinos foram criados por Márcio Zatta e Otto Caetano, cenário, adereço e maquiagem são de Márcio Zatta, a produção, de Juliana Bezerra, Otto Caetano e Diego Sant'ana.

SERVIÇO:
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº – Centro

“Uma família feliz”
Sexta-feira, dia 20, às 16h e às 17h
Entrada franca

“A mais forte, estruturada”
Domingo, dia 22, às 20h

Ingressos a R$20 e R$10 (estudantes, professores e maiores de 65 anos)

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.