Talentos da Matemática de Rio das Ostras conquistam três medalhas na Obmep 2014

Alunos da Rede Municipal ganharam dois ouros e um bronze na olimpíada voltada para as escolas públicas

 

Com duas medalhas de ouro, uma de bronze e 38 menções honrosas, Rio das Ostras se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep 2014.

Medalhista de ouro pelo segundo ano consecutivo, Lucas Costa Pereira, de 12 anos, ficou em primeiro lugar no Rio de Janeiro entre os alunos das redes municipais e estadual de Ensino. As estudantes Rebecca Cavalcante Menezes e Maria Luiza Almeida Fontes, ambas de 12 anos, participaram pela primeira vez de uma olimpíada alcançando um ouro e um bronze, respectivamente.

Alunos do 7º ano, Lucas e Rebecca participavam do Projeto “Marinheiro da Matemática”, uma ação da Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico – Casa de Educação. A inciativa, que consiste em um encontro semanal, é voltada para estimular o estudo da disciplina e preparar os alunos para a Obmep. Quem coordena o projeto é o professor de Matemática Bruno Souza, que leciona para Lucas na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel e comemora os bons resultados.

Com mais de 18 milhões de inscritos, esta edição da Obmep vai premiar 6500 estudantes, 500 deles com medalhas de ouro.  “Se considerarmos o total de participantes da olímpiada, chegamos ao número de um medalhista de ouro para cada 40 mil alunos. Com isso podemos ver o grau de dificuldade e a importância dessas conquistas”, explica o professor Bruno, ressaltando o valor também das menções honrosas.

Segundo Bruno, a conquista dos medalhistas é baseada em três pilares: aptidão, esforço e apoio da família. “O principal é o grande talento desses alunos para a Matemática já, que para alcançar esses resultados, precisam possuir dom. Mas isso também não seria possível se não tivessem estudado muito e se preparado para a prova. A dedicação e o estímulo dos pais completa esse quadro”, acredita o educador.

 

TALENTO E DEDICAÇÃO – Quarto colocado no Nível 1º (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) – com média superada apenas por alunos de duas instituições federais, o Colégio Militar e o Pedro II –, o bicampeão Lucas uniu talento e esforço.  “Fazia exercícios em casa, participei do grupo de preparação para a Obmep na minha escola e do Projeto Marinheiro da Matemática”, conta o adolescente.

Como medalhista da Olimpíada em 2013, Lucas foi premiado também com a participação no Programa de Iniciação Científica Jr – PIC, que realiza encontros uma vez ao mês. A sua aptidão é tanta que acabou recebendo o convite para concorrer no processo seletivo do Programa de Preparação para Competições Internacionais – Peci que, como o nome já diz, busca treinar talentos para provas disputadas por alunos de diferentes países.

Convidada para integrar o Programa Marinheiro da Matemática, Rebecca surpreendeu o professor Bruno com seu talento. “Sempre passava questões de provas antigas da Obmep para os alunos resolverem e imaginava que ela chegaria à aula seguinte com muitas dúvidas, mas Rebecca me apresentava os exercícios prontos”, recorda. Apaixonada pelos cálculos, a adolescente diz que o programa da Casa da Educação ajudou-a bastante a ter um bom desempenho na olimpíada. “Já estava familiarizada com o tipo de questões. Mas ainda assim não esperava a medalha de ouro. Fiquei muito feliz”, confessa.

Empolgada com o bom resultado, Maria Luiza já começa a pensar na próxima olimpíada. “Não estudei muito e fiquei surpresa com o bronze. Como medalhista, vou participar do Programa de Iniciação Científica Junior oferecido pela Obmep e acredito que posso ter uma média ainda melhor”, diz otimista. A aluna pretende também participar do Marinheiro da Matemática. “Quero me dedicar ainda mais já que é preciso ter muita prática”, planeja.

 

INCENTIVO DOS PAIS – Grande incentivadora do filho, a professora de Inglês Nara Pereira diz que já esperava um bom resultado. “Lucas tem grande talento, facilidade para entender, e se dedicou muito”, enfatiza, lembrando da grande emoção que foi acompanhar o filho recebendo a medalha de ouro da Obmep 2013 das mãos da presidente Dilma Rousseff.

 A funcionária pública municipal Patrícia Cavalcante vive a emoção da conquista da primeira medalha de ouro pela filha. “Rebecca sempre foi muito estudiosa e a acompanho de perto. Meu marido, que ama Matemática, também a incentiva bastante. Acho que a maior herança que podemos deixar para os nossos filhos é o estudo”, acredita.

“É uma satisfação muito grande ver a minha filha alcançar essa conquista. Maria Luiza sempre foi brilhante nos estudos, mas não esperava que fosse ganhar uma medalha na sua primeira participação na Obmep”, afirma a farmacêutica Danielle Almeida.

 

MARINHEIRO DA MATEMÁTICA – Iniciado no segundo semestre deste ano na Casa da Educação, o Marinheiro da Matemática beneficia 36 alunos. O nome do projeto é uma referência ao medalhista de ouro da Obmep 2012, Enoque Marinheiro, ex-aluno do professor Bruno Souza na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel.

“Em junho de 2013, quando acompanhamos a premiação de Enoque, decidimos começar o projeto na Francisco de Assis e já naquele ano Lucas, que também é aluno da escola, ganhou uma medalha de ouro. Essa nova conquista nos fez acreditar ainda mais que outros alunos da Rede Municipal com aptidão para Matemática podem chegar a excelentes resultados se forem bem orientados e preparados”, lembra o professor.

O sucesso do projeto na unidade de ensino motivou a Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico – Casa de Educação a ampliar o projeto, que em 2014 passou a atender alunos de diferentes unidades de ensino. Todos eles foram indicados pelos respectivos professores de Matemática por conta da aptidão para a disciplina.  

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.