Sustentabilidade e inovação inspiram Feira Eco-Ostras
Mostra marca início da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que irá mobilizar estudantes e professores até dia 19
Realizada nesta quinta, 9, a II Feira Eco-Ostras reúne trabalhos de alunos de Rio das Ostras sobre temas como preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.
A exposição, que ocupou durante todo o dia a quadra do Colégio Professora América Abdalla, conta com 80 trabalhos de 13 diferentes unidades de ensino das redes municipal, estadual e particular de ensino. A mostra também marca o início da II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que promete mobilizar centenas de estudantes, professores e moradores da cidade até o dia 19.
Com o slogan “Exatas e Humanas em Ação, Porque Tudo é Ambiente”, a Feira incentivou a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia na área de sustentabilidade e premiou os três melhores trabalhos divididos em três grupos: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Na Feira, a Secretária de Educação, Andrea Machado, acompanhou atentamente as explicações sobre os projetos. “A exposição mostra os trabalhos realizados pelos estudantes das escolas de Rio das Ostras. Os projetos envolvem ideias sustentáveis, que respeitam o meio ambiente. Os alunos serão multiplicadores da cultura da sustentabilidade em nossa região. O dia será, com certeza, de muitas trocas de experiência e de inovação”, comemorou.
“A Eco-Ostras estimula a utilização das metodologias científica e de engenharia. Os alunos se envolvem da pesquisa até a conclusão de seu projeto, geralmente abordando a solução de problemas e desafios ligados ao desenvolvimento sustentável. Os projetos estão maravilhosos”, explicou Laureliane Sales, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.
TRABALHOS – “O ar-condicionado gasta muita energia. Já o ventilador feito com garrafa pet e gelo consegue direcionar o vento. Basta depositar gelo no topo do dispositivo e ligar. Não há desperdício de energia, o ventilador é totalmente reciclável”, explicou o aluno do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, Lucas Camilo dos Santos, de 12 anos, que foi supervisionado pelo professor Alexandro Araújo.
A jovem Natália do Vale Granja, da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, falou com desenvoltura das vantagens de seu guindaste hidráulico, experimento feito com os colegas Rosana Chagas e Michael Canjussú. “Nosso guindaste consegue mover e levantar os braços utilizando a pressão fabricada pelas seringas, este é o mesmo princípio verificado nos freios e nos elevadores”, destacou.
Estação de tratamento de água, descarte de lixo eletrônico, geradores de energia, farinhas enriquecidas e robôs feitos com sucata e muitos outros experimentos também atraíram a atenção dos visitantes da Feira nesta quinta-feira.
As Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Segurança Pública, Ambiente montaram estandes no evento, além da ONG Maré, BikeRO e Ecomodas, que vendeu na Feira camisetas 100 por cento fabricadas a partir de garrafas pet recicladas.
ECO-OSTRAS – A Feira é um projeto desenvolvido por intermédio do Programa Eco-Ostras: Uma nova forma de olhar, da Secretaria de Educação de Rio das Ostras. O evento parte do princípio que o aprendizado conquistado pela pesquisa permanece, uma vez que é uma experiência única de exercício do senso crítico e dos conhecimentos apreendidos.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo